Topo

Mineiro - 2019

Leandro Guerreiro diz que "diferencial" do Cruzeiro em 2013 tem sido a marcação

Leandro Guerreiro foi expulso na vitória celeste sobre o rival Atlético, por 2 a 1 - Denilton Dias/Vipcomm
Leandro Guerreiro foi expulso na vitória celeste sobre o rival Atlético, por 2 a 1 Imagem: Denilton Dias/Vipcomm

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

14/02/2013 13h25

O bom início de temporada do Cruzeiro, com duas vitórias no Campeonato Mineiro, se deve à tática de marcação imposta pelo técnico Marcelo Oliveira, segundo o volante Leandro Guerreiro. Para ele, esse é o “diferencial” da equipe em relação ao ano passado, apesar de o setor defensivo continuar como a principal preocupação do treinador.

“A mudança era na marcação, todo mundo marcando lá em cima, você vê o Anselmo (Ramon, atacante) marcando, a gente vê todos os jogadores se esforçando. Isso facilita para todo mundo. Esse é o principal motivo, diferencial da nossa equipe neste ano”, observou o volante celeste.

Apesar do otimismo de Leandro Guerreiro, o setor defensivo ainda é ponto de preocupação para Marcelo Oliveira. A defesa só não levou gols na vitória por 2 a 0 sobre o América de Teófilo Otoni. Antes, havia derrotado o rival Atlético-MG, por 2 a 1, no primeiro jogo oficial da temporada.

Aumento da concorrência deixa atletas ligados: "Não pode dormir", diz Guerreiro

  • Washington Alves/Vipcomm

    A conquista de um lugar “cativo” no time do Cruzeiro, nesta temporada, será tarefa árdua, segundo os atletas. Em relação ao ano passado, o número de postulantes, na maioria dos setores, aumentou e deixou os jogadores em alerta para “não dormir” e perder a posição no time. “Este ano não pode dormir, treino é treino, jogo é jogo. Tem que mostrar condições de ser titular. Se vacilar, já tem alguém atrás. Isso é bom para o grupo para o jogador não poder se acomodar”, observou o volante Leandro Guerreiro, que volta de suspensão cumprida contra o América, de Teófilo Otoni.

Nos jogos-treinos com Vitória-ES , Tupi e Mamoré, o time celeste também teve as redes balançadas, o que preocupou o treinador. Porém, o modo de marcação foi modificado com a mudança de comando. O time tem a tática de marcar a saída de bola do adversário, o que não acontecia com Celso Roth, na última temporada.

Para Leandro Guerreiro, a ajuda na marcação de todos os atletas facilita a atuação de zagueiros e volantes. “Com todo mundo ajudando a marcar, a cercar o adversário, quem só tem a ganhar é o Cruzeiro e a gente também”, ressaltou o volante celeste.