Topo

Contra Araxá, Cruzeiro defende liderança invicta e busca 1º triunfo fora

Zagueiro Nirley estreia e tenta ajudar Cruzeiro a obter 1º triunfo no interior no Mineiro - Denilton Dias/Vipcomm
Zagueiro Nirley estreia e tenta ajudar Cruzeiro a obter 1º triunfo no interior no Mineiro Imagem: Denilton Dias/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

10/03/2013 06h00

Líder invicto do Campeonato Mineiro, com 10 pontos em 12 possíveis (aproveitamento de 83%), o Cruzeiro tenta confirmar seu favoritismo diante do Araxá, neste domingo, às 16h, no Estádio Fausto Alvim, e buscar a primeira vitória no interior na edição 2013 da competição. Os três triunfos anteriores do time celeste foram no Mineirão e no único jogo disputado fora de casa, houve empate com o Guarani, em Nova Serrana, por 0 a 0.

O técnico Marcelo Oliveira considera que, independente do local do jogo, o Cruzeiro tem de procurar assumir o comando do jogo. “É necessário fazer adaptação em função da dimensão do campo, dos adversários, é sempre um jogo de apelo mais competitivo, bolas alçadas na área, tudo isso tem de ser levado em conta, embora eu pense sempre que o Cruzeiro tem de tomar a iniciativa, se impor e desenvolver toda a sua técnica para tentar ganhar o jogo e competir sempre”, analisou o treinador.

O fato de jogar no interior, onde não se deu bem em sua primeira experiência oficial este ano, sob o comando de Marcelo Oliveira, não será o único obstáculo para o Cruzeiro. O desespero do Araxá promete ser outro complicador. O time da casa soma apenas três pontos e está ameaçado pelo rebaixamento ao Módulo II do Estadual.

Idolatria, superstição e homenagens explicam numeração incomum no Cruzeiro

  • Marinho Saldanha/UOL

    Noventa e nove, 47, 30, 86. Não são números de camisa de futebol americano, nem mesmo do basquete. E sim os números que os jogadores do Cruzeiro levam nas costas das camisas nesta temporada. Depois de sete anos, o Cruzeiro volta a usar numeração fixa e os atletas escolheram números fora do “padrão” do esporte bretão para atuarem, levando para campo desde a idolatria a ex-jogador do clube celeste à homenagem própria.

O Araxá venceu apenas o seu primeiro jogo, contra o América-MG, no Fausto Alvim, por 2 a 1, somando três derrotas consecutivas, inclusive uma como mandante para o América de Teófilo Otoni, por 1 a 0. Os outros tropeços foram como visitante para Atlético-MG e Caldense, por 3 a 0 e 2 a 0, respectivamente.

No Cruzeiro, o triunfo é importante para manter a liderança isolada do Mineiro, pois o objetivo já revelado por Marcelo Oliveira é o de garantir a primeira colocação na fase de classificação do certame, assegurando vantagens previstas pelo regulamento para semifinal e final.

Marcelo Oliveira não faz mistérios e confirmou o time com Dagoberto e Vinícius Araújo no ataque, já que Anselmo Ramon, contundido, é o desfalque. Na defesa, Nirley, um dos reforços para a temporada e que foi contratado do Criciúma, fará sua estreia ao lado de Paulão. Dessa forma, Thiago Carvalho que jogou na vitória sobre o Tombense, por 3 a 1, perdeu a posição. O treinador optou por um jogador mais forte na bola aérea.

Técnico alivia pressão do jovem Vinícius Araújo: "não é tudo ou nada"

  • Washington Alves/Vipcomm

    O atacante Vinícius Araújo foi confirmado como titular para o jogo contra o Araxá, neste domingo, às 16h. O técnico Marcelo Oliveira tem boas expectativas em relação ao jovem atacante, de 20 anos, mas avisa: "não é um jogo de tudo ou nada". "A gente tem uma expectativa que o jovem tenha uma carreira longa pela frente, vai ser o primeiro jogo dele como titular. Não é tudo ou nada para ele. Certamente, vai ser um belo atleta e vai dar alegria por muito tempo ao Cruzeiro", afirmou.

No Araxá, o técnico Flávio Lopes, que substituiu o demitido Ney da Mata, tentará surpreender o Cruzeiro e conseguir sua primeira vitória à frente do clube, já que estreou com derrota para a Caldense. A equipe anunciou reforços ao longo da semana e pelo menos um deles, o zagueiro Rodrigão Paulista, deverá começar como titular. O mandante desse jogo tem atletas experientes com destaque para o atacante Fabrício Carvalho.

Outro jogo

Também às 16h, Villa Nova e Caldense se enfrentam, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Na terceira colocação, com 8 pontos, dois a menos que o primeiro colocado, o time da casa poderá até terminar a quinta rodada na liderança, em caso de tropeço do Cruzeiro em Araxá. O Atlético-MG, vice-líder, com nove pontos, não entrará em campo, neste domingo, pois seu jogo com o América-TO foi adiado por causa da sua viagem à Bolívia, para a partida com o The Strongest, na próxima quarta-feira.

ARAXÁ X CRUZEIRO

Data: 10/3/2013 (domingo)
Local: Estádio Fausto Alvim, em Araxá (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF/FMF)
Auxiliares: Marcus Vinícius Gomes (CBF/FMF) e Frederico Soares Vilarinho (CBF/FMF)
Transmissão: Globo Minas
 
Araxá
Marcelo Cruz, Rodrigão Mineiro, Rodrigão Paulista e Carlão; Osvaldir, Balduíno, Bruno Moreno e Fabiano; Evandro, Breitner e Fabrício Carvalho
Técnico: Flávio Lopes

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Paulão, Nirley e Everton; Leandro Guerreiro, Nilton, Everton Ribeiro e Diego Souza; Vinícius Araújo e Dagoberto
Técnico: Marcelo Oliveira