Topo

Atlético-MG tem média superior a três gols e supera principais rivais

Um dos destaques do Atlético, Jô é o artilheiro do time na temporada com oito gols - Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG
Um dos destaques do Atlético, Jô é o artilheiro do time na temporada com oito gols Imagem: Bruno Cantini/Flickr/Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

09/04/2013 06h01

Com uma formação bastante ofensiva nesta temporada, o Atlético-MG tem a maior média gols, 3,07 por partida, entre os participantes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2013. A força do ataque alvinegra tem sido usada dentro e fora de casa, tanto no Campeonato Mineiro quanto na Libertadores.

Dono do melhor ataque do Campeonato Mineiro e da Libertadores, o time atleticano tem como ponto positivo o forte ataque. Ao todo são 43 gols assinalados na temporada, em 14 jogos disputados, média superior a três por jogo.

Dos adversários da Série a do Brasileiro, Cruzeiro (2,67), Náutico (2,61), Goiás (2,44), Botafogo (2,29), Vitória (2,25), Criciúma (2,12), Coritiba (2,05) e São Paulo (2) têm média superar a dois gols por partida. Internacional, Grêmio, Fluminense, Santos, Corinthians, Portuguesa, Ponte Preta, Vasco, Atlético-PR, Flamengo e Bahia estão abaixo de dois gols.

TV BANDEIRANTES: GALO ATROPELA, E RAPOSA MANTÉM A LIDERANÇA

O técnico Cuca reconhece que a equipe alvinegra tem criado muitas chances de gols. Segundo o treinador, na goleada sobre o Boa Esporte, por 4 a 0, o Atlético criou 30 oportunidades. “A gente cria muitas chances, contra o Arsenal a gente criou dez e fizemos cinco gols”, observou.

Para o treinador atleticano, a força ofensiva do Atlético não se dá apenas no Independência, onde o time mostra seu melhor futebol. “A gente tem jogado bem, sabido criar, não estamos jogando bem apenas em casa, vencemos cinco já fora, temos feito três gols em média, então estamos bem”, observou Cuca.

Dos 43 gols assinalados pelo time em 2013, 27 pelo Campeonato Mineiro e 16 pela Libertadores, 15 foram marcados como visitante, sendo que um foi no Mineirão, diante do rival Cruzeiro. Os outros 28 gols saíram no Independência, onde o Atlético é forte e ainda não perdeu desde a sua reinauguração, em abril do ano passado.

O poder ofensivo alvinegro é claramente visto também no número de goleadas atleticanas ao longo da temporada. Dos 13 triunfos seguidos em 2013, cinco foram com placar elástico. O time goleou o América (5 a 2), Tupi (4 a 1) e Boa (4 a 0), pelo Campeonato Mineiro, e duas vezes o Arsenal de Sarandí (5 a 2), da Argentina, pela Libertadores.

Um dos grandes responsáveis pela força ofensiva do Atlético é o atacante Jô, que vive o seu melhor momento no clube mineiro. O centroavante é o artilheiro atleticano, com oito gols. Além disso, o atleta teve dez participações diretas em tentos assinalados pelo clube, seja marcando, ou dando passe para companheiros marcarem.

Cuca ressalta a importância do atleta. “Fez dois gols, é jogador que está vivendo grande momento, tecnicamente está muito bem, vivendo um grande momento físico, compõem bem, é um jogador que está aproveitando muito bem, está nos encorpando, quando trouxemos o Jô a gente tinha esta imagem dele”, comentou.