Topo

Nova investida em Dedé expõe preocupação do Cruzeiro com setor defensivo

Dedé está na mira do Cruzeiro, que fez proposta para contratar zagueiro do Vasco - Marcelo Sadio/vasco.com.br
Dedé está na mira do Cruzeiro, que fez proposta para contratar zagueiro do Vasco Imagem: Marcelo Sadio/vasco.com.br

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

14/04/2013 06h05

O interesse na contratação do zagueiro Dedé revela não só o desejo da diretoria do Cruzeiro de qualificar o grupo, como também expõe a preocupação dos dirigentes e do técnico Marcelo Oliveira quanto ao sistema defensivo da equipe, o mais vulnerável desde a temporada passada.

Na mira do clube celeste, que fez a terceira tentativa de contratar o zagueiro na semana passada, Dedé é o “sonho” do presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, e considerado uma possível solução para a defesa do Cruzeiro.

Mesmo reformulando a zaga para esta temporada, o time celeste vem apresentando falhas recorrentes em bolas paradas e posicionamento, como vinha ocorrendo na temporada passada com o técnico Celso Roth. Em 10 jogos na temporada, a equipe celeste levou oito gols.

Invencibilidade em casa esquenta disputa entre rivais mineiros em 2013

  • Marcus Desimoni/UOL

    Em mais um capítulo da tradicional rivalidade entre Atlético-MG e Cruzeiro, torcedores dos dois times já disputam a condição de time mais forte em casa. Os atleticanos usam o bordão ?caiu no Horto, tá morto?, numa referência ao excelente retrospecto alvinegro no Independência. Já os cruzeirenses contra-atacam com ?entrou no Mineirão, prepara o caixão?, por causa dos números celestes após a volta ao Gigante da Pampulha. O Atlético é quem acumula a melhor sequência em casa. São 31 partidas de invencibilidade atuando no Independência, que contribuiu para uma boa campanha no último Campeonato Brasileiro e também o melhor desempenho na primeira fase da Libertadores neste ano.

Além disso, o técnico Marcelo Oliveira ainda não encontrou a defesa ideal. Só no começo da temporada, cinco diferentes duplas de zaga foram testadas pelo treinador, que tenta encaixar uma sequência para que o setor ganhe entrosamento.

Mesmo aumentando a concorrência no setor, a chegada de Dedé é aprovada pelo zagueiro Léo, que virou titular nas últimas três partidas da equipe celeste.

“É um jogador de qualidade, que tem feito bons jogos. Quando o Vasco estava num momento bom, ele também estava, sempre bem visto, seleção brasileira. Se vier, não sei como está, mas vem para nos ajudar, para colaborar e chegarmos ao objetivo de ser campeão e ficar na cabeça dos campeonatos”, observou o jogador.

O Cruzeiro se mantém na briga para comprar Dedé. O clube celeste conseguiu investidores para bancar o valor dos 45% dos direitos econômicos pertencentes ao Vasco e também considera que o caminho “está aberto” por causa do recuo do Corinthians.

É a terceira tentativa do Cruzeiro para contratar o zagueiro. Nas duas primeiras, no começo desta temporada, a diretoria celeste esbarrou na questão financeira para concretizar o negócio com o Vasco, que admitiu vender o jogador para sanar dívidas.