Topo

Cruzeiro encara Villa Nova para ratificar campanha e seguir invicto

Atacante Anselmo Ramon volta ao time na vaga de Borges, que cumpre suspensão - Washington Alves/Vipcomm
Atacante Anselmo Ramon volta ao time na vaga de Borges, que cumpre suspensão Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

28/04/2013 06h00

Melhor equipe da primeira fase com 92% de aproveitamento, o Cruzeiro enfrenta o Villa Nova, neste domingo, às 16h, em Nova Lima, pelo primeiro jogo das semifinais, com a missão de concretizar o bom momento e se manter como único clube invicto das três primeiras divisões nacionais.

O Cruzeiro fez uma primeira fase quase impecável. Dos 33 pontos disputados, a equipe conquistou 31, terminando também como a melhor defesa e o melhor da ataque da competição. Foram 10 vitórias e um empate.

Dos times que disputam as três primeiras divisões nacionais, o Cruzeiro é o único que ainda não perdeu na temporada. O técnico Marcelo Oliveira elogia o bom momento da equipe, mas afirma que agora o time terá de provar a campanha da primeira fase.

“O Cruzeiro é um candidato (ao título) por tudo o que realizou, mas precisa ratificar na fase decisiva. Estamos confiantes e fortes, não só para o Mineiro, mas para a temporada. É um time em formação, grupo bom. Já provou que o banco faz diferença. Mas sempre há algo a agregar”, observou o treinador.

Cruzeiro adota cautela e projeta estreia de Dedé somente no Brasileirão

  • Washington Alves/Vipcomm

    A torcida cruzeirense terá de esperar realmente mais um mês para ver o zagueiro Dedé com a camisa do Cruzeiro. A diretoria do clube acredita que não terá tempo hábil para estrear o jogador contra o Resende, na próxima quarta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil, e projeta primeiro jogo do novo contratado somente na abertura do Campeonato Brasileiro, contra o Goiás, em 26 de maio. Na sexta-feira, Dedé obteve liminar na Justiça do Trabalho, decisão que libera a transferência dos direitos federativos do zagueiro para o Cruzeiro, que o contratou na última semana por R$ 14 milhões. O início do trâmite para liberar o jogador só começa na segunda-feira.

O único desfalque do time celeste é o atacante Borges, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O jogador será substituído por Anselmo Ramon, que volta ao time titular depois de se recuperar de lesão no adutor da coxa esquerda.

O lateral Ceará, o volante Leandro Guerreiro, o lateral Everton e o meia Everton Ribeiro voltam à equipe. Os quatro não atuaram na vitória sobre o Tupi, por 2 a 0, na última rodada da fase de classificação. Nas semifinais, o Cruzeiro tem a vantagem.

A equipe garante vaga na decisão se conseguir dois empates. Outra possibilidade é vencer um jogo e perder outro, com placares pela mesma diferença de gol. A partida será no estádio Castor Cifuentes, e não no Independência, como decidido pelos clubes no começo da semana.

A modificação, determinada pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG), por entender que haveria inversão de mando, não agradou aos jogadores e ao técnico Marcelo Oliveira, por causa do estado e das dimensões do gramado.

Classificado como quarto colocado na primeira fase, o Villa Nova leva uma dúvida para o jogo: o goleiro Thiago Braga sofreu entorse no tornozelo direito na derrota o Atlético-MG, por 2 a 1, no último jogo, e é dúvida. Se não jogar, entra William Nobre.

 VILLA NOVA X CRUZEIRO

Data: 28/4/2013 (domingo)
Local: Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro:  Igor Junio Benevenuto
Auxiliares:  Marcus Vinícius Gomes Pedro Araújo Dias Cotta
Transmissão: TV Globo Minas e PPV

Villa Nova
Thiago Braga; Rodrigo Dias, Heitor, Marco Tiago e Hyago; Cléber Monteiro, Max Carrasco, Marcelo Rosa e Tchô; Eraldo e Rafael Gomes
Técnico: Alexandre Barroso

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Léo e Everton; Leandro Guerreiro, Nilton, Everton Ribeiro e Diego Souza; Dagoberto e Anselmo Ramon
Técnico: Marcelo Oliveira