Topo

Ameaça de perda do título não faz Cruzeiro pensar em mudar planejamento

Marcelo Oliveira aposta na montagem do elenco do Cruzeiro e vê o time no caminho certo - Washington Alves/Vipcomm
Marcelo Oliveira aposta na montagem do elenco do Cruzeiro e vê o time no caminho certo Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

19/05/2013 06h13

Mesmo com a possibilidade de perder para o rival Atlético-MG o título estadual, neste domingo, às 16h, no Mineirão, conquista que afirmaria seu trabalho no Cruzeiro, o técnico Marcelo Oliveira descarta modificações no planejamento para a temporada e vê a equipe celeste no “caminho certo”.

“O grupo está se formando, não muda o nosso conceito por causa de um tropeço, não muda o que combinamos no começo do ano. Temos um grupo bem competitivo e estamos no caminho certo”, observou o treinador do Cruzeiro, que, no entanto, mostra-se confiante na possibilidade de reverter a situação negativa e conquistar o título estadual.

Para que isso seja possível, no entanto, o Cruzeiro terá de vencer o rival Atlético-MG, por três gols de diferença, por ter sido derrotado, por 3 a 0, no primeiro jogo, domingo passado, no Estádio Independência.

Semana 'quente' divide atenção do clássico final do Campeonato Mineiro

  • Washington Alves/Vipcomm

    A semana do clássico decisivo entre Cruzeiro e Atlético-MG foi marcada pelas atenções “divididas”. Especulações, convocação para a Copa das Confederações e até a queda e o retorno do presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Paulo Schettino, descentralizaram o foco para o segundo jogo da final do Campeonato Estadual, neste domingo, às 16h, no Mineirão. O Atlético-MG, que venceu o primeiro jogo da final por 3 a 0, teve semana mais movimentada que o rival celeste, que o impediu de pensar 100% no clássico. Além do interesse de clubes europeus, como Borussia Dortmund e Tottenham, em Bernard, as atenções estavam voltadas principalmente na lista de convocados para a Copa das Confederações, divulgada terça-feira.

O time celeste fez uma reformulação do grupo com a vinda do treinador e de mais 14 jogadores para o Campeonato Mineiro. O zagueiro Dedé, ex-jogador do Vasco, e o lateral direito Leandrinho, que estava no CSA, de Alagoas, também foram contratados, mas não puderam ser inscritos no Estadual.

A conquista da competição estadual sempre foi tratada como forma de afirmar o trabalho de Marcelo Oliveira, que sofreu forte oposição da torcida por ter sido revelado pelo Atlético-MG e ter trabalhado por quase 10 anos nas categorias de base da equipe.

Marcelo Oliveira pede calma aos torcedores, mesmo com a perda do título, já que acredita que o Cruzeiro ainda precisa ganhar entrosamento por ter um grupo formado no começo da temporada.

“Isso demanda tempo, um entrosamento natural. Nesse percurso, vamos ajustando, às vezes, você coloca duas peças e o time cresce muito. Pode ser que ganhe ou não ganhe essa decisão, mas o time está no caminho certo na temporada”, defendeu Marcelo Oliveira.

O treinador fez uma campanha quase irretocável no Campeonato Mineiro até o primeiro jogo da final, quando foi goleado por 3 a 0 pelo rival. Antes, o Cruzeiro havia vencido12 jogos e empatado um. Além disso, a equipe celeste era a única invicta entre os times da Série A do futebol brasileiro. Para ser campeão, o time precisa derrotar os alvinegros por mais de dois gols de diferença.