Topo

Com boa vantagem, Atlético-MG enfrenta motivado Cruzeiro por bi mineiro

Atlético e Cruzeiro se enfrentam pelo segundo jogo da final do Campeonato Mineiro - Washington Alves/Vipcomm
Atlético e Cruzeiro se enfrentam pelo segundo jogo da final do Campeonato Mineiro Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Bernardo Lacerda e Gabriel Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte e Vespasiano (MG)

19/05/2013 06h02

Em desvantagem e pressionado, precisando vencer por três gols de diferença, o Cruzeiro enfrenta o Atlético-MG, neste domingo, às 16h, na final do Campeonato Mineiro, com sua torcida em maioria no Mineirão. Visitante, o time alvinegro, por sua vez, chega para a decisão tranquilo e com o resultado folgado a seu favor.

O Atlético foi superior no primeiro jogo da final, disputado no Independência, com grande maioria da torcida atleticana. Sem dificuldades, a equipe comandada por Cuca reverteu a vantagem do Cruzeiro e abriu 3 a 0 na decisão, resultado que lhe permite perder por até dois gols de diferença.

Para buscar o resultado necessário, o Cruzeiro aposta em uma atuação mais segura para conseguir o triunfo e o título. Porém, a situação celeste é complicada. O Atlético perdeu pela última vez, com diferença de três gols, em outubro de 2012, para o Internacional (3 a 0), em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro, quando não contou com Ronaldinho Gaúcho.

 

A consistência atleticana na era Cuca é o grande ponto a favor do Atlético. Com o treinador, o time sofreu o resultado que o tira o título apenas duas vezes. Além do Internacional, aconteceu diante do Coritiba, na sua estreia, em agosto de 2011, por 3 a 0 e para o Cruzeiro, em dezembro de 2011, por 6 a 1.

Caso levante o caneco neste domingo, Cuca será tricampeão, já que conquistou os títulos estaduais por Cruzeiro, 2011 e Atlético 2012, fato que não acontece há 32 anos,com Procópio Cardoso no comando do alvinegro mineiro. “Todo mundo fala que Campeonato estadual não vale nada, mas quando ganha vale, todo mundo fala que tem 40 e tantos”, disse.

'Estilo europeu' do árbitro Leandro Vuaden agrada ao time do Cruzeiro

  • Lucas Uebel/Preview.com

    Famoso pelo 'estilo europeu' ao apitar as partidas, o gaúcho Leandro Pedro Vuaden, escalado para o segundo jogo da final do Campeonato Mineiro, no próximo domingo, no Mineirão, foi elogiado pelo técnico Marcelo Oliveira. "É um árbitro confiável, sério, tem sempre essa característica de deixar o jogo correr, a gente sempre passa aos jogadores esse perfil do árbitro. Ele tem essa característica, talvez seja bom para esse jogo, não marcar faltinhas toda hora. O torcedor vai gostar disso", opinou o treinador.

“Vai ver se não vale antes do jogo, o torcedor, não acho que tenha de acabar não, acho que tem só que adequar um pouco, vai ver no interior como é, o estadual é bom só para quem ganha, quem não ganha tem problemas, veja quantos treinadores caem nos estaduais”, destacou Cuca.

Durante a semana, o time atleticano teve de dividir a sua atenção para o clássico, convocação da seleção brasileira para a Copa das Confederações, que contou com Rever e Bernard, mas teve a surpreendente ausência de Ronaldinho Gaúcho e a definição do adversário das quartas de final da Libertadores, o Tijuana, que enfrentará o alvinegro mineiro na próxima quinta-feira, no México.

A torcida dos dois times prometem apoio aos jogadores já horas antes do clássico. Os torcedores atleticanos e cruzeirenses prometem ir para a porta da Cidade do Galo e Toca da Raposa II, no domingo, para se despedirem dos times e os levarem em carreata até as imediações do Gigante da Pampulha, para um empurrão final.

Semana 'quente' divide atenção do clássico final do Campeonato Mineiro

  • Washington Alves/Vipcomm

    A semana do clássico decisivo entre Cruzeiro e Atlético-MG foi marcada pelas atenções “divididas”. Especulações, convocação para a Copa das Confederações e até a queda e o retorno do presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Paulo Schettino, descentralizaram o foco para o segundo jogo da final do Campeonato Estadual, neste domingo, às 16h, no Mineirão

A motivação celeste é grande, apesar dos jogadores reconhecerem o tamanho da dificuldade para reverter a vantagem do maior rival. “Temos que correr e comer grama por eles. Eles serão nossa voz e nós seremos a perna deles. Todos em um só objetivo”, observou o volante Nilton.

O técnico Marcelo Oliveira fará mudanças no Cruzeiro. A primeira, por necessidade, será na zaga. Bruno Rodrigo, suspenso após receber cartão vermelho no primeiro jogo, cederá a sua vaga para o zagueiro Paulão, que atuará ao lado de Léo. Na lateral esquerda, o treinador faz uma modificação técnica e tática. Após a má atuação domingo passado, Everton será substituído por Egídio, com o objetivo de tornar a equipe mais ofensiva..

 

Com apenas duas mudanças e o time definido com antecedência, o Cruzeiro espera uma postura distinta da apresentada no fim de semana anterior e consequentemente um triunfo diante do maior rival. Para fazer os gols necessários, o técnico Marcelo Oliveira conta com o quarteto Everton Ribeiro, Diego Souza, Dagoberto e Borges.

O técnico Cuca, que assim como Marcelo Oliveira, fechou treinos na quinta e sexta-feiras, quando fechou as atividades para a imprensa, tem uma dúvida apenas. Réver reclama de dores na coxa esquerda e será tratado como dúvida para os vestiários do Mineirão. Caso não possa jogar, Leonardo Silva, que se recupera de fratura na mão direita, entrará em seu lugar, ao lado de Gilberto Silva.

CRUZEIRO X ATLÉTICO-MG

Data: 19/5/2013 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (FIFA/RJ) e  Rodrigo Henrique Correa (FIFA/RJ)
Transmissão: TV Globo Minas e PPV

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Paulão, Léo e Egídio; Leandro Guerreiro, Nilton, Everton Ribeiro e Diego Souza; Dagoberto e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Réver (Leonardo Silva) e Richarlyson; Josué, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli; Bernard e Jô
Técnico: Cuca