Topo

Campeão mineiro, Atlético-MG tem atletas com futuro incerto no clube

Guilherme não conseguiu se firmar como titular e terminou o Mineiro contundido - Bruino Cantini/Site do Atlético-MG
Guilherme não conseguiu se firmar como titular e terminou o Mineiro contundido Imagem: Bruino Cantini/Site do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

22/05/2013 06h13

Se alguns jogadores do Atlético-MG souberam tirar proveito da vitoriosa campanha no Campeonato Mineiro, outros não foram tão felizes. Atletas remanescentes da temporada passada terminaram em baixa o Estadual e têm futuro indefinido para o restante da temporada.

O UOL Esporte relacionou jogadores atleticanos que se encaixam nessa situação. São os casos dos reservas do alvinegro mineiro Serginho (volante), Guilherme e Neto Berola (ambos atacantes), que terminam o torneio em baixa e com futuro incerto, podendo até mesmo não disputar o Brasileirão pelo alvinegro mineiro.

Um quarto nome, o do atacante Araújo, também aparece nessa relação, embora o jogador já tenha deixado o clube mineiro, transferindo-se para o Goiás. Contratado no início do ano, exatamente para reforçar a equipe no Estadual, o veterano atleta não se firmou e voltou a atuar pela equipe esmeraldina.

Veja quem terminou em baixa o Estadual:

  • Leandro Moraes/UOL

    SERGINHO: Homem de confiança do técnico Cuca durante toda a temporada de 2012, principalmente pela versatilidade, Serginho perdeu este posto ao longo do Campeonato Mineiro. Com as sombras de Josué e Rosinei, contratados para 2013, o volante, formado na base atleticana ainda enfrenta grande fase vivida pela dupla titular, Pierre e Leandro Donizete. Machucado, o atleta é pouco lembrado e pouco entrou em campo, apenas cinco vezes. Apesar disso, desperta interesse de times da Série A e poderá ser negociado antes do começo do Brasileiro.

  • Bruno Cantiini/Site do Atlético-MG

    NETO BEROLA: Velocista e xodó do torcedor atleticano, ano passado, o atacante Neto Berola, aposta recorrente de Cuca para os segundos tempos dos jogos em 2012, vive má fase em 2013. Depois de lesionar e sem espaço, principalmente após as chegadas de Tardelli e Luan, além da afirmação de Bernard, o atleta não vem sendo sequer relacionado para as partidas, tendo feito apenas dois jogos, todos como reserva. O insinuante jogador interessa ao Bahia e deverá deixar a equipe atleticana depois de disputar quatro temporadas.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    GUILHERME: Ainda esperança do presidente Alexandre Kalil, Guilherme viveu na competição estadual mais uma fase de ostracismo no Atlético. Se em 2012 o jogador teve lampejos de bom futebol justamente no Campeonato Mineiro, nesta temporada o atleta iniciou lesionado, perdendo a pré-temporada e todo o começo do torneio. Em maio, insatisfeito por ter poucas chances, o empresário do atleta, Sergio Suarez, soltou nota dizendo que a passagem de Guilherme havia acabado. Retrucado pela diretoria atleticana, o clima ficou ruim, mas logo depois, o atleta voltou a se machucar, perdendo toda a reta final do Campeonato Mineiro. Para o Brasileiro, o futuro do jogador é incerto e até ele evita comentar sobre como será a Série A.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    ARAÚJO: Contratação para 2013 de maior desconfiança do torcedor atleticano, principalmente pelos 35 anos, o atacante Araújo chegou por indicação de Cuca e insistência do diretor de futebol atleticano, Eduardo Maluf. Com moral com o treinador, iniciou o ano como titular, fazendo gol diante do Cruzeiro na primeira partida, na derrota por 2 a 1. Porém, com a chegada de Diego Tardelli perdeu espaço e aos poucos passou a não ser utilizado nem mais no banco de reservas. Sem chances, o atacante foi liberado ainda durante o Mineiro e acertou a ida para o Goiás, onde já até estreou e comemorou o título goiano.

Jogadores aproveitam chances e se destacam pelo Atlético-MG no Mineiro

  • Marcus Desimoni/UOL

    O título do Campeonato Mineiro, conquistado pelo Atlético-MG diante do rival Cruzeiro, no último domingo, serviu para alguns jogadores, especialmente os que chegaram como reforços para 2013, se firmarem no time comandado pelo técnico Cuca. São os casos do experiente volante Gilberto Silva, que retornou ao Atlético depois de 11 anos, o atacante Luan, revelação do Brasileirão de 2012 e Diego Tardelli, contratado por pressão do torcedor, terminam o torneio em alta. Cada um desses reforços tem uma história diferente. Tardelli chegou com status de melhor contratação de 2013, mas havia uma dúvida de como ele se encaixaria no time, que já contava com Ronaldinho Gaúcho e Bernard. A adaptação e o encaixe aconteceram de forma rápida e, em pouco tempo, voltou a se destacar. No caso de Gilberto Silva, a dúvida era a idade, enquanto Luan era um desconhecido, que vinha da Ponte Preta e com problemas físicos.