Topo

Cruzeiro projeta temporada ainda mais vitoriosa e tem trunfos para isso

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

26/01/2014 11h15

Depois da profunda reformulação que o elenco cruzeirense sofreu de 2012 para 2013, o desafio de Marcelo Oliveira era dar liga ao time para obter resultados expressivos em 2014. Porém, a rapidez de encaixe da equipe superou as expectativas e o time faturou o Brasileirão logo no primeiro ano. Agora, o entrosamento resultante da manutenção da equipe é o principal trunfo para o Cruzeiro fazer ainda mais sucesso nesta temporada.

“Isso ajuda bastante, já sabemos aonde o colega se posiciona, como ele gosta de jogar. Espero que seja um ano espetacular. Vamos com o mesmo estilo de jogo do ano passado, muito agressivo, marcando forte e com bom toque de bola”, afirmou o meia-atacante Ricardo Goulart.

Para manter o estilo, o técnico Marcelo Oliveira não deverá ter muito trabalho. Afinal, todo time titular permaneceu na Toca da Raposa II e quase todo elenco foi mantido. Saíram apenas cinco jogadores do grupo que foi campeão no ano passado. Os zagueiros Victorino e Paulão, os volantes Leandro Guerreiro e Everton, e o atacante Anselmo Ramon, que está treinando em separado e deve ser emprestado ao Hangzhou, da China, nos próximo dias.

Assim, o Cruzeiro manteve não somente o time titular como a grande maioria dos reservas. Um deles é o zagueiro Léo. Ciente dos vários compromissos que a equipe terá na temporada, ele acredita que a força de um grupo que já está unido prevalecerá durante o ano e o entrosamento fará diferença principalmente no início da temporada.

“Com certeza, no início costuma ser um pouco mais difícil, mais demorado para pegar o encaixe. Mas o entrosamento do ano passado acaba facilitando para o grupo encarar os primeiros jogos, que são sempre mais difíceis, mais arrastados. É excelente que todo mundo tenha esse entrosamento desde o ano passado para facilitar”, destacou o zagueiro.

Léo teve propostas para deixar o Cruzeiro para jogar no futebol mexicano, mas mesmo com a reserva preferiu permanecer em Belo Horizonte para buscar novos títulos. O mesmo aconteceu com o atacante Luan, que estava no clube por empréstimo. Por solicitação da comissão técnica, a diretoria se esforçou para manter o jogador em Belo Horizonte e prorrogar o vínculo de empréstimo por mais uma temporada.

Luan vê o time mais forte com a base mantida e acredita que o pessoal que já era titular leva vantagem no início de 2014. No entanto, ele promete briga acirrada por uma vaga na equipe. “Deve começar com a base do ano passado, está todo mundo entrosado já. A gente vai começar a brigar pela posição, mas os companheiros que estão jogando largam na frente. Agora é trabalhar firme e continuar todo mundo com o mesmo pensamento”, disse.

A estreia do Cruzeiro acontece neste domingo, às 17h, contra  a URT, no Mineirão. O time celeste será praticamente o mesmo que terminou o Brasileirão. A única mudança é a entrada de Souza na vaga de Nilton, já que o volante titular  acabou de se recuperar de uma lesão no joelho e iniciou a preparação física na última segunda-feira.