Topo

Mineiros na Série B, América e Boa estreiam em casa no Estadual contra Tupi e Villa

O veterano volante Leandro Guerreiro é um dos trunfos do América-MG para a disputa do Estadual - Divulgação/Facebook
O veterano volante Leandro Guerreiro é um dos trunfos do América-MG para a disputa do Estadual Imagem: Divulgação/Facebook

Do UOL, em Belo Horizonte

26/01/2014 06h00

Motivado por contratações de jogadores rodados no futebol brasileiro, principalmente o atacante Obina e o volante Leandro Guerreiro, o América-MG estreia no Campeonato Mineiro, neste domingo, às 19h30, contra o Tupi, no Independência, disposto a superar desafios. Entre eles, o time americano quer provar que ‘aprendeu’ a jogar em casa e que tem condições de incomodar a Atlético e Cruzeiro, que são sempre os favoritos ao título estadual.

Na edição passada da Série B, em que chegou a figurar no G4 e disputou vaga para retornar à elite do futebol brasileiro, a campanha americana como mandante é que frustrou as expectativas da equipe. O técnico Silas, contratado durante o certame, foi mantido e espera um rendimento superior como mandante.

Os jogadores do América demonstram ter aprendido a lição. “Não podemos perder jogos dentro de casa, que na Série B, ano passado, foi fundamental para nós não subirmos. Em 2014, precisamos fazer do Independência a nossa casa, a nossa fortaleza”, salientou o goleiro Matheus.

Para começar com o pé direito no Estadual e fazer prevalecer o mando de campo, o América terá quatro estreias: Leandro Guerreiro, que atuará improvisado na lateral direita, em função da contusão de Elsinho; o lateral esquerdo Gilson, o meia Pinga e o veterano atacante Obina.

O adversário do América-MG é um dos mais tradicionais clubes do interior mineiro, o Tupi, de Juiz de Fora, comandado pelo ex-zagueiro Wilson Gotardo, que já passou por grandes times brasileiros e que tenta engrenar a carreira de treinador.

Ele tem dúvidas para escalar o time. O goleiro Douglas Borges, com dores no ombro direito, e o lateral Elivelton, também reclamando contusão, serão reavaliados. O veterano atacante Ademilson é o jogador mais conhecido da equipe de Juiz de Fora, que aposta suas fichas, no entanto, em um time renovado, com a maioria formada por jogadores jovens.

Boa estreia em casa

O outro representante mineiro na Série B do Brasileiro, o Boa Esporte estreia no Estadual como mandante, recebendo o Villa Nova, neste domingo, às 17h, no Estádio Melão, em Varginha. O time local terá pela frente um adversário tradicional, que foi semifinalista do Campeonato passado e procurou se reforçar com a contratação de atletas rodados, como o meia Mancini e o volante Ferrugem.

O Boa Esporte, que não manteve Marcelinho Paraíba, seu principal jogador na última Série B, conta com o retorno do meia Francismar, que passou pelo Vasco no Brasileirão 2013. O time será comandado por Ney da Matta e contrato 14 novos jogadores. O Villa Nova, por sua vez, tem o ex-atacante Paulinho Kobaiashi como seu treinador.

Em Divinópolis, no Estádio Farião, também às 17h, Guarani e Caldense farão suas estreias. O Atlético-MG começa sua participação no Campeonato Mineiro na quarta-feira, quando enfrentará o Minas Boca, caçula da competição, às 19h30, na Arena do Jacaré. Já a partida Nacional e Tombense, que seria disputada em Muriaé, foi adiada para fevereiro.