Topo

Mineiro - 2019

Na estreia do Mineiro, contra URT, Cruzeiro contraria dito popular e aposta em repetição

Do UOL, em Belo Horizonte

26/01/2014 06h00

‘Ano novo, vida nova’. A tradicional expressão não pode ser aplicada para o Cruzeiro, neste começo de 2014. Apesar da passagem de data, o time celeste estreará no Campeonato Mineiro, neste domingo, às 17h, diante da URT, clube que estava ausente da primeira divisão há sete anos, com o time que encerrou 2013 campeão Brasileiro. E o jogo será no Mineirão, local responsável por boa parte do sucesso do time na temporada passada.

Apesar de ter se passado três meses da conquista do título nacional, o time celeste parece que não mudou de ano. O técnico Marcelo Oliveira aposta no entrosamento da equipe campeão do Brasileirão em 2013, com quatro rodadas de antecedência, para repetir o sucesso neste ano que inicial, não apenas no Estadual, mas na Libertadores, que volta a ser disputada pelo clube depois de dois anos.

“O Cruzeiro vai tentar fazer a sua parte bem feita, vamos tentar sair com velocidade, se não der para sair para fazer o gol com velocidade, vamos rodar a bola com dois toques e boa movimentação. Esse tipo de gramado curtinho e bem molhado facilita para quem pratica esse estilo de futebol. A gente espera encontrá-lo assim”, disse Marcelo Oliveira, referindo-se à forma de atuar do time e ao gramado do Mineirão.

Novidades na equipe, apenas no banco de reservas, que contará com a presença de três dos quatro reforços contratados: o volante Rodrigo Souza, o meia Marlone e o atacante Marcelo Moreno. Eles ficarão ficarão como opções na partida de estreia do ano. Das novas contratações, apenas o lateral esquerdo paraguaio Samudio, lesionado, fica fora. 

Do time campeão brasileiro, somente o volante Nilton, em recuperação física, após ser submetido à cirurgia, não estreará contra a URT. Ele será substituído por Souza, que também jogou bastante na conquista celeste. As principais atrações cruzeirenses continuam o goleiro Fábio, o zagueiro Dedé, o meia Everton Ribeiro e os atacantes Dagoberto e Borges. O camisa 10 Júlio Baptista fica no banco, da mesma forma que aconteceu em 2013.

Apesar do êxito em 2013, o atual campeão brasileiro chegará pressionado para o estadual. O clube celeste viu o maior rival conquistar os dois últimos títulos do Campeonato Mineiro. Com o elenco mantido, a expectativa é de iniciar a nova temporada já com uma conquista.

“O presidente quer o que o torcedor tem falado, quer o título do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão e espera disputar o Mundial de Clubes no final do ano”, reconheceu o presidente cruzeirense, Gilvan de Pinho Tavares, em entrevista veiculada pela Rádio Itatiaia.

Para abrir o novo ano, o time celeste receberá em sua casa, o Mineirão, a URT, que vive momento de empolgação ao retornar para a Primeira Divisão do Estadual, torneio do qual não participava há sete anos. O clube luta para conseguir se manter na elite mineira em 2015, mas chega a sonhar em conquistar uma das vagas para a série D do Brasileiro. 

A diretoria do time de Patos de Minas manteve as três principais peças da temporada passada. O lateral-direito Iran, o volante Diogo Marzagão e o técnico Luís Eduardo, que é conhecido como “Rei do Acesso”. Porém, 80% do elenco que disputou o módulo II no ano passado não permanece para o novo ano.

CRUZEIRO X URT

Data: 26/01/2014
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Transmissão: Globo Minas
Árbitro: Marcos Vinícius de Sá dos Santos (CBF/MG)
Assistente: Frederico Soares Vilarinho (CBF/MG) e Rodrigo

CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Souza, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Dagoberto e Borges

Técnico: Marcelo Oliveira

URT
Giuliano; Iran, Pablo, Marcelo Silva e Marcel; Diogo Marzagão, Thiago Mattos, Gustavo Moura e Léo Mineiro; Michel Henrique e Robinho

Técnico: Luiz Eduardo