Topo

Observado por seu novo técnico, América-MG vence URT e deixa zona de risco

Atacante Obina fez o gol da difícil vitória americana sobre a URT, por 1 a 0, no Independência - Site do América-MG/Divulgação
Atacante Obina fez o gol da difícil vitória americana sobre a URT, por 1 a 0, no Independência Imagem: Site do América-MG/Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

12/02/2014 21h23

Sob o olhar do novo técnico Moacir Júnior, que foi apresentado oficialmente momentos antes da partida, o América-MG derrotou a URT, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Independência, conseguindo assim o seu primeiro triunfo no Estadual. Não foi uma grande exibição da equipe americana, mas a vitória o tirou da zona de rebaixamento do Campeonato Mineiro e o fez chegar aos cinco pontos em 12 possíveis.

Moacir Júnior, que comandava o Tombense e deixou o clube da Zona da Mata para ter sua primeira experiência em um clube da capital mineira, foi anunciado na terça-feira como substituto de Silas, demitido após a derrota, no domingo, para o time B do Cruzeiro, por 2 a 0.

Nesta quarta-feira, a equipe americana foi comandada por Cláudio Prates, integrante da comissão técnica permanente do clube. Ao ser apresentado, na sala de imprensa do Independência, Moacir Júnior agradeceu à diretoria do Tombense por sua liberação e disse que não pretende mudar suas características e também a sua filosofia de trabalho.

“Sou um treinador ativo, nunca fui um treinador passivo. Gosto de ver o time corrigido dentro de campo e adoto a filosofia de marcação forte e chegadas rápidas ao ataque, quando temos a posse de bola. Dessa forma, tivemos sucesso várias vezes à frente de equipes do interior contra times da capital e, agora, vamos procurar desenvolver isso aqui”, enfatizou.

O primeiro tempo de América-MG e URT foi marcado pelo equilíbrio. Os dois times mostraram muita vontade e força na marcação, o que tornou a partida intensamente disputada, mas no meio de campo, com poucas chances de gols e menos emoção ainda. Cobranças de faltas e de escanteios eram estratégias usadas pelos dois lados para tentar abrir o marcador, sem sucesso. O goleiro Matheus teve de fazer difícil defesa em chute de longe, enquanto Giuliano, da URT, foi menos acionado nessa etapa.

O América-MG conseguiu o seu gol, aos 5 min do segundo tempo, por meio de Obina, que converteu cobrança de pênalti cometida por Alisson sobre Gilson. O veterano e folclórico atacante, que havia desperdiçado penalidade máxima em sua estreia oficial, no empate com o Tupi, no mesmo Independência, dessa vez fez o gol. A marcação do pênalti gerou muitos protestos dos jogadores da URT.

O segundo tempo foi mais ofensivo, com os dois times buscando o gol. Aos 17 min, Obina desperdiçou grande chance de fazer o seu segundo gol no jogo. Até fez, com Obina, mas foi anulado por impedimento. O time visitante também teve suas oportunidades, mas falhou nos momentos da finalização e, em outros lances, faltou sorte. Foi o que aconteceu aos 35 min, quando o lateral direito Marcelinho evitou o gol, depois que a a bola passou por Matheus. A URT pressionou até o final, mas não conseguiu o empate e entrou na zona de degola, com três pontos.

Tombense só empata

Como ‘tirou’ Moacir Júnior do Tombense para substituir a Silas, o time da cidade de Tombos também teve um técnico interino, Eugênio Salomão, o Baiano, na noite desta quarta-feira, no jogo contra o Guarani de Divinópolis. E igualmente foi observado pelo treinador contratado, Rogério Lourenço, que inicia seu trabalho, nesta quinta-feira. Ele não deve ter gostado do que viu, pois o Tombense só empatou, em casa, por 1 a 1.

O Tombense dominou o primeiro tempo, quando fez seu gol aos 8 min, por meio de Thiago Azulão. O empate do Guarani aconteceu também às 8 min, só que da segunda etapa, quando o time visitante equilibrou o jogo e até teve chances de virar o marcador.Com esse resultado, o Tombense foi a seis pontos e assumiu a quarta colocação, superando a Caldense por ter feito um gol a mais: quatro a três. Já o Guarani vai a cinco pontos e ocupa a sexta posição.