Topo

Atlético-MG 'ignora' campanha ruim no Mineiro e encara URT sem titulares

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

19/02/2014 06h00

Se a conquista do tricampeonato mineiro era um dos objetivos nesta temporada, o Atlético-MG está bem distante dele e parece, neste momento, priorizar somente a Libertadores. Na nona posição na tabela, a pior dos últimos sete anos, enfrenta a URT, nesta quarta-feira, às 19h30, em Patos de Minas, com uma equipe formada basicamente por reservas.

O começo de ano do Atlético tem se mostrado complicado tanto dentro quanto fora de campo. A equipe conseguiu uma vitória importante na Libertadores, mesmo jogando mal, mas a campanha no Estadual é desastrosa. O time comandado por Paulo Autuori somou cinco pontos em 15 possíveis e está a sete do líder da competição, o Boa Esporte. 

Fora de campo, o clube convive com problemas financeiros e tem de se preocupar com penhora da sede, cobranças de dívidas fiscais e negociações arrastadas com o governo para tentar a liberação do dinheiro da venda de Bernard, bloqueado pela Fazenda Nacional.

Com uma vitória, dois empates e duas derrotas, o time alvinegro está na nona colocação, posição que ocupou pela última vez em 2007. Naquele ano, o Atlético se recuperou na segunda metade da primeira fase, terminou em segundo e conquistou o título estadual em cima do Cruzeiro, então dirigido por Paulo Autuori.

Em 2007, o início do Mineiro foi ainda pior para o alvinegro mineiro. Naquela época, a equipe, que sofria ainda com resquícios da Série B do Brasileiro (conquistada em 2006) e iniciava nova etapa de trabalho, chegou a ficar por duas rodadas na penúltima colocação, terminando a quinta rodada em nono lugar.

Curiosamente, naquela época, o time mineiro também não vivia situação tranquila nos bastidores. Presidido por Ziza Valadares, o clube enfrentava problemas financeiros e convivia com cobranças de credores.

Apesar dos problemas e a campanha ruim, Paulo Autuori se mostra tranquilo e optou em mandar a campo um time quase todo reserva. Dos titulares, apenas o zagueiro Otamendi estará em campo. Dátolo, que tem atuado improvisado na lateral esquerda, deve começar no banco de reservas. Jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Jô ficarão treinando na Cidade do Galo.

“A pressão é normal de um time que fez um 2013 marcante. Fizemos um ano maravilhoso, pressão pra ganhar o tricampeonato mineiro, o bicampeonato da Libertadores, temos que administrar isso. Os adversário não ficam abertos, sabem que ali está o campeão da Libertadores. Já evoluímos bastante, jogamos de igual para igual contra um equipe que iniciou preparação antes”, disse o atacante Jô.

A URT, que teve início de competição ruim, principalmente por ter enfrentado Cruzeiro e América nas primeiras rodadas, vem de vitória sobre o Guarani, por 1 a 0, no último final de semana, resultado que fez a equipe ganhar cinco posições e ultrapassar o próprio Atlético.

URT x ATLÉTICO-MG

Data: 19/2/2014 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas (MG)
Árbitro:  Wanderson Alves de Souza (CBF)
Assistente: Wesley Moreira de Carvalho (CBF) e Ricardo Junio de Souza (CBF)

URT
Giuliano, Iran, André Alves, Pablo e Marcel; Marzagão, Erick, Thiago Matos e Picachu. Robinho e Eraldo
Técnico: Luis Eduardo
 
ATLÉTICO-MG
Lee; Alex, Edcarlos, Otamendi e Lucas Cândido; Leandro Donizete, Rosinei e Guilherme; Neto Berola, André e Marion
Técnico: Paulo Autuori