Topo

Contra Boa, Cruzeiro usa time B e quer repetir triunfo sobre América-MG

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

22/02/2014 06h00

Com o pensamento voltado para o jogo contra a Universidad de Chile, na próxima terça-feira, pela Taça Libertadores, o Cruzeiro entra em campo neste sábado, diante do Boa Esporte, às 18h30, em Varginha, com um time reserva. A única exceção será o goleiro Fábio. O técnico Marcelo Oliveira pretende repetir o que aconteceu no clássico contra o América-MG, pela quarta rodada, quando o time alternativo celeste venceu por 2 a 0, apresentando bom futebol e comprovando a força do elenco.

O jogo contra o Boa Esporte vale a manutenção da liderança do Mineiro para o Cruzeiro, já que é um confronto direto entre o primeiro e segundo colocados. Com 14 pontos, o Cruzeiro é o líder do estadual com um ponto a mais que Boa, que vem surpreendendo com a grande campanha e é o time de melhor aproveitamento até então com 86,6% dos pontos conquistados. Para quebrar a invencibilidade do rival e superar esse desafio fora de casa, o time celeste contará com os jovens Elber e Marlone e o experiente Marcelo Moreno para fazer os gols da equipe.

Esta será a segunda vez que o time alternativo entra em campo, a primeira foi no triunfo sobre o América, por 2 a 0. A manutenção de quase toda aquela equipe e o entrosamento adquirido pelos jogadores nos treinos, fazem o técnico Marcelo Oliveira acreditar na montagem de um time forte o suficiente para repetir a boa atuação e novamente conquistar os três pontos.

“Estou utilizando essa formação, porque o outro time jogou contra o Real Garcilaso, o Atlético-MG, depois contra o Guarani, são vários jogos em um espaço de tempo curto e gera um desgaste. Esse time não tem entrosamento ideal de jogos, mas está treinando no coletivo, são jogadores que se conhecem e é basicamente o mesmo time que jogou contra o América”, ressaltou o treinador.

No entanto, três dos destaques daquela partida contra o Coelho não estarão em campo neste sábado. O meia Júlio Baptista ficará no banco de reservas e Rodrigo Souza e Willian foram poupados e sequer viajaram para Varginha. O treinador celeste elogiou bastante o time rival e enumerou as qualidades do adversário.

“É um jogo difícil, sem dúvida, o futebol hoje está muito igual, muito corrido. Taticamente o Boa vem se apresentando bem, não é à toa que tem o melhor ataque, a melhor defesa. É uma mistura de jogadores experientes com outros mais jovens. Mas vamos lá buscar a vitória e sair com a liderança”, destacou.

O Cruzeiro também terá o desafio de manter a escrita de nunca ter perdido para o Boa Esporte. Desde que houve a mudança de nome e o time deixou de se chamar Ituiutaba, foram duas partidas e duas vitórias, ambas em Varginha, em 2012 e 2013, com relativa tranquilidade, por 2 a 0 e 4 a 1.

O desafio do Boa é relembrar os tempos de Ituitaba, que costumava dar trabalho para o Cruzeiro e fazer confrontos equilibrados. Ainda no Estádio da Fazendinha, na cidade do Pontal do Triângulo, a equipe venceu por 1 a 0, em 2006, e conseguiu outro resultado expressivo em 2008, em pleno Mineirão, quando a equipe estava perdendo por 4 a 1 e conseguiu o empate de forma surpreendente.

Para voltar a incomodar o time da capital, o Boa chega credenciado pela ótima campanha no Estadual. Na segunda colocação com um jogo a menos que o Cruzeiro, o time é um dos quatro invictos da competição, possui o melhor ataque com nove gols e é a equipe que mais venceu ao lado do Cruzeiro, com quatro triunfos, e só perdeu os 100% de aproveitamento na última rodada, no empate contra a Tombense, em 0 a 0.

Uma das esperanças para o Boa é o atacante Alexandre, que tem sobrenome de craque – Di Estefano, que lembra de Alfredo Di Stefano, lendário atacante argentino do Real Madrid – e é o artilheiro do Campeonato Mineiro. Com quatro gols, ele lidera o ranking à frente de jogadores mais badalados como Obina, com três, Jô, André e Willian, com dois tentos cada.

BOA ESPORTE X CRUZEIRO

Data: 22/2/2014 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local:  Dilzon Melo, emVarginha (MG)
Árbitro:  Ricardo Marques Ribeiro(FIFA/MG)
Assistente: Márcio Eustáquio Santiago(FIFA/MG) e Leonardo Henrique Pereira (FMF)
Transmissão: PFC
 
BOA ESPORTE:
Emerson; Edmar, Thiago Carvalho, Neylor e Marinho Donizete; Vinicius Hess, Malaquias, Betinho e Francismar; Bruno Aquino e Alexandre
Técnico: Ney da Matta

CRUZEIRO:
Fábio; Mayke, Léo, Wallace e Luan; Souza, Henrique, Tinga e Marlone; Elber e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira