Topo

De novo com time B, Atlético-MG visita Guarani para confirmar vaga na semifinal

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

09/03/2014 06h00

O Atlético-MG vive momento de afirmação na temporada, ostentando série de sete jogos sem derrota pelas duas competições que disputa: Libertadores e Campeonato Mineiro. Para manter esse crescimento e confirmar sua classificação às semifinais do Estadual, o alvinegro, que vem utilizando duas equipes diferentes neste início de temporada, visita o Guarani, às 16h, em Divinópolis, recorrendo mais uma vez ao time B.

Depois de resultados ruins, no começo do ano, que levaram Paulo Autuori a ser vaiado em seus primeiros jogos no comando da equipe, o momento atleticano é positivo. Dos sete jogos invictos, a equipe alvinegra venceu cinco. No Estadual, o clube pulou do nono lugar para a vice-liderança, posição que pode até garantir nesta rodada, em caso de vitória sobre o Guarani, neste domingo.

Longe do rival Cruzeiro, que lidera o certame com folga, a meta atleticana é terminar a fase de classificação na segunda colocação, repetindo assim o que aconteceu ano passado. Dessa forma, o alvinegro belo-horizontino teria vantagem na semifinal. 

Mais uma vez, o time B será acionado pelo técnico Paulo Autuori, que preservará os titulares para o duelo de quarta-feira, contra o Nacional, no Paraguai, pela terceira rodada do Grupo 4 da Libertadores. Curiosamente, a equipe reserva chega embalada e conta com apoio do torcedor, que se mostra mais satisfeito com as atuações da equipe alternativa do que com a titular. 

Os números mostram que atuando com reservas, o rendimento atleticano tem sido bom. A equipe fará seu quarto jogo no Campeonato Mineiro. A equipe venceu dois, URT e Villa Nova, e perdeu para o Tupi. Nos dois triunfos, o time saiu de campo com goleadas, por 5 a 0 em Patos de Minas, e, 4 a 1, em Nova Lima. Nos dois casos, atuou como visitante.

O time B foi responsável por 57,8% dos 19 gols marcados pelo Atlético-MG nesta temporada. Foram 11 gols dos suplentes, enquanto os atletas considerados titulares marcaram oito vezes. Os jogadores reservas se mostram decisivos quando começam jogando, como aconteceu em três vezes e também quando entram no decorrer do jogo.

“Se eu falar que não penso nisso (artilharia) estaria sendo muito mentiroso. Mas a prioridade é o time vencer, mas claro, que quero fazer os gols, ser artilheiro. Eu vou entrar com tudo, tentar marcar”, destacou o meia-atacante Guilherme, que marcou três gols no Campeonato Mineiro e divide com Jô o posto de artilheiro do time no Estadual.

Na nona colocação, com oito pontos, o Guarani faz um jogo decisivo neste domingo. A equipe corre risco de rebaixamento, tendo a mesma pontuação do Minas Boca, primeiro time na zona de degola. O time de Divinópolis precisa fazer valer o mando de campo e a pressão do torcedor, para tentar surpreender o Atlético e conseguir respirar mais aliviado.

“Não podemos pensar nos outros jogos, confrontos diretos que podem nos favorecer. Sabemos que chegou o grande momento de fazermos nossa parte. Contra o América-MG, a torcida empurrou os 90 minutos. Agora, peço que vá ao estádio”, disse o técnico Leston Júnior.

A equipe vem de derrota para o América, na última quarta-feira, por 2 a 1. A diretoria e o técnico Leston Júnior reclamaram quando a validação do gol de Renato Santos, de cabeça. A bola bateu na trave e quicou em cima da linha. O arbitro Flávio Henrique Coutinho Teixeira inicialmente não deu gol, mas aconselhado pelo auxiliar, validou o lance. A diretoria da equipe de Divinópolis chegou a entrar com reclamação formal na Federação Mineira de Futebol.

GUARANI X ATLÉTICO-MG

Data: 9/3/2014 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Farião, em Divinópolis (MG)
Árbitro: Emérson de Almeida Ferreira (CBF)
Auxiliares: Celso Luiz da Silva (CBF) e Marcelo Francisco dos Reis (FMF)
 
Guarani
George, Alex Santos, Thiago Papel, Marx e Iago; Fernando, Willian, Tiago Carpini e Michel Cury; Tardelli e Michel Eloy (André)
Técnico: Leston Júnior
 
Atlético-MG
Giovanni; Michel, Edcarlos, Jemerson e Alex; Claudinei, Leandro Donizete, Rosinei e Guilherme; Neto Berola e André
Técnico: Paulo Autuori