Topo

De olho na semifinal, América-MG pega Villa para manter reação; Boa tenta ficar no G4

Técnico Moacir Júnior comanda o América em sua reação no Campeonato Mineiro - América-MG/Divulgação
Técnico Moacir Júnior comanda o América em sua reação no Campeonato Mineiro Imagem: América-MG/Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

09/03/2014 06h00

Depois de duas vitórias seguidas, ambas por 2 a 1, sobre Nacional e Guarani, o América-MG quer manter sua reação contra o Villa Nova, neste domingo, às 16h, no Independência, em busca do objetivo que é garantir vaga entre os semifinalistas do Campeonato Mineiro. O adversário americano, que chegou a ser o lanterna da competição, tem como objetivo imediato escapar do rebaixamento, mas chega a sonhar com o G4, após derrotar o Minas Boca, também por 2 a 1, na última rodada.

O Villa Nova chegou a oito pontos e ainda corre risco de ser rebaixado. Mas como tem três jogos a fazer, enquanto a maioria dos outros clubes só atuarão mais duas vezes, contando a rodada deste final de semana, que é a penúltima, há a possibilidade de sonhar com vaga para a semifinal. Para isso, no entanto, terá de vencer o América e as outras duas partidas – URT e Nacional –, para chegar a 17 pontos e cinco vitórias, além de torcer contra concorrentes diretos.

O América-MG, que tem 11 pontos, três a mais do que o Villa Nova, também só entrou em campo oito jogos e ainda conta com o trunfo de fazer dois de suas últimas três partidas como mandante, no Independência. “Acreditamos na possibilidade de classificação para a semifinal e vamos em busca desse objetivo”, observou o meia Tchô, cuja entrada melhorou o time americano, tendo participação direta em suas duas últimas vitórias do seu novo clube.

Contra o Villa Nova, o técnico Moacir Júnior, que vem reformulando a equipe desde que substituiu a Silas, no comando do América-MG, não poderá contar com seus dois volantes titulares, Leandro Guerreiro e Andrei, além do atacante Willians. O treinador testou alternativas durante os treinos. O mais provável é que Fábio Caballero e Marcelo Rosa comecem no meio-campo, com Ricardinho entrando no ataque.

Moacir Júnior não confirmou a escalação, mas adiantou que a possibilidade maior é iniciar com dois volantes. Uma alternativa, caso Marcelo Rosa, que vem de contusão, não possa atuar, é escalar três zagueiros, mudando o esquema tático. “Temos problemas, são três jogadores que farão falta, mas o importante é que temos também soluções”, destacou o treinador.

No Villa Nova, o técnico Walter Murilo valoriza o feito da sua equipe, que conseguiu somar pontos fora de casa, em empates contra Caldense e Tupi. “São resultados muito difíceis de serem conseguidos, agora temos um clássico com o América e depois dois jogos em casa e vamos procurar pontuar em todos eles”, afirmou. As principais atrações do time de Nova Lima são os ex-atleticanos Mancini e Kim.

 Atual quarto colocado, com 13 pontos, o Boa Esporte, que também tem um jogo a menos, receberá a Caldense, em Varginha, neste domingo, às 16h, no Melão. Representante mineiro na Série B do Brasileiro, ao lado do América-MG, o Boa visitará o alviverde, na próxima quarta-feira, no Independência, para fazer jogo atrasado. Ambos são concorrentes diretos a uma vaga na semifinal do Estadual. Completam a 10ª rodada: Nacional x URT e Minas Boca x Tombense, em Muriaé e Sete Lagoas, respectivamente.