Topo

América-MG vira sobre a Caldense e faz clássico com Atlético nas semifinais

Do UOL, em Belo Horizonte

16/03/2014 18h32

Com uma vitória de virada sobre a Caldense, por 2 a 1, neste domingo, em Poços de Caldas, o América-MG garantiu a classificação às semifinais do Campeonato Mineiro. O adversário será o Atlético e o primeiro clássico deve ocorrer no domingo, às 16h.

O América terminou a fase de classificação na terceira posição com 18 pontos e superou o Boa Esporte, que foi derrotado pelo Atlético e ficou com a quarta posição. O time de Varginha enfrenta o Cruzeiro nas semifinais.

A Caldense saiu na frente com um gol de Felipe aos 45min do primeiro tempo. A virada do América veio na etapa final. O volante Diego empatou aos 25min. Tchô fez aos 29min e garantiu a vitória americana. O meia chegou ao quinto gol com a camisa alviverde.

O América iniciou mal a competição e chegou a ficar ameaçado de rebaixamento. Depois de dois empates e uma derrota para o Cruzeiro, por 2 a 0, o técnico Silas foi dispensado. Moacir Júnior, que estava no Tombense, assumiu o comando.

Apesar da mudança, o América não reagiu na competição. Foram duas derrotas com o novo treinador, para Minas Boca (2 a 1) e Atlético (3 a 2). A reação veio com a vitória sobre o Nacional, por 2 a 1, no Independência, a primeira com Moacir Júnior à frente.

Depois disso, o América embalou na competição e venceu mais duas partidas, contra Guarani (2 a 1) e Boa Esporte (2 a 0), além de empatar com o Villa Nova, por 1 a 1. A recuperação recolocou a equipe alviverde na briga por vaga nas semifinais.

Nacional e Minas são rebaixados

O Nacional e o Minas Boca foram rebaixados para o Módulo II do Mineiro. O time de Muriaé foi derrotado pelo Villa Nova, por 3 a 1, em Nova Lima, e terminou na 11ª posição (antepenúltimo). O Minas perdeu para a URT, por 3 a 1, em Patos de Minas, e encerrou a competição na última colocação.

O Guarani, que iniciou a rodada na zona de rebaixamento, surpreendeu o Tupi, ao vencer em Juiz de Fora, por 2 a 1, de virada, e se manteve na primeira divisão. O time de Divinópolis encerrou a competição na décima posição com 11 pontos, um a mais que o Nacional.