Topo

Atlético-MG quer parar Tchô e Obina, bater América e presentear o torcedor

Do UOL, em Belo Horizonte

23/03/2014 06h00

Vencer o América-MG, neste domingo, pela primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro, às 16h, terá importância por vários motivos para o Atlético-MG. Além de se recuperar na temporada, após empate com o Nacional do Paraguai, em casa, pela Libertadores, um triunfo servirá para o time titular dar resposta aos torcedores e, principalmente, servirá como presente a dois aniversariantes.

Uma vitória neste domingo será uma espécie de presente antecipado do Atlético para a sua torcida, já que nesta terça-feira, dia 25 de março, o clube completará 106 anos. Outro aniversariante, Ronaldinho Gaúcho, que completou 34 anos na sexta-feira, também será homenageado em caso de triunfo.

“Todos os jogos são difíceis. O América se classificou com méritos e teve boa recuperação. Sabemos que temos que chegar ao nosso melhor para passar à final’, ressaltou o técnico atleticano, Paulo Autuori, que continua enfrentando críticas de grande parte da torcida alvinegra, que não demonstra confiança em seu trabalho.

 Mais do que o presente, uma boa atuação diante do rival trará ao Atlético tranquilidade, que o clube voltou a perder após ser surpreendido pelo Nacional, na quarta-feira, pela Libertadores, no empate em 1 a 1. O alvinegro mineiro segue em situação tranquila na competição, mas a igualdade aumentou as críticas sobre o time, além do fato de em seis pontos disputados contra o clube paraguaio ter somando apenas dois.

Apesar do momento de pressão, o Atlético chega ao clássico mostrando força na temporada. A equipe não perde há 11 jogos, período em que conquistou oito vitórias e três empates. A expectativa para o duelo é que Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli, principais nomes do Atlético, retomem o bom futebol, que ainda não apresentaram em 2014.

Contra o América, o Atlético atuará com o seu time titular, que enfrenta um desafio específico. As melhores atuações no Estadual, até agora, foram obtidas pela equipe reserva. Em seis jogos, a equipe B perdeu apenas uma vez e vem conseguindo animar mais os torcedores do que o quadro principal.

O Atlético chega para o duelo com a vantagem no confronto, jogando por dois resultados iguais, já que se classificou na primeira fase do estadual na segunda colocação. O América-MG foi o terceiro. O time americano é o mandante da primeira partida, mas precisará mostrar força que não tem no Independência, principalmente contra o rival alvinegro. Desde a reinauguração do estádio em 2012, após grande reforma, o time verde não conseguiu vencer os rivais.

Para conseguir o primeiro triunfo sobre o Atlético e o mais importante até então, o América aposta em dois ex-atleticanos, que vivem grande momento. O meia Tchô e o atacante Obina são os grandes nomes do clube alviverde e são responsáveis pelo crescimento do time na reta final do Estadual. O centroavante se recuperou de lesão e tem participação confirmada.

A dupla Tchô e Obina anotou nada menos do que 78,6% dos 14 gols do América na fase classificatória. Foram 11 tentos assinalados, seis do centroavante e cinco do meia. O zagueiro Renato Santos e o volante Diego Henrique completam a lista de atletas que marcaram gols no estadual.

“Não importa quem faça os gols. O que vale mesmo é o América garantir a classificação. Graças a Deus ele (Tchô) está ajudando a gente com os gols e vem em uma crescente muito boa. Isso é muito bom”, disse Obina.

AMÉRICA-MG x ATLÉTICO-MG

Data: 23/03/2014 (domingo)
Horário: 16h
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte(MG)
Transmissão: TV Globo Minas
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF)
Auxiliares: Celso Luiz da Silva (CBF) e Wesley Moreira de Carvalho (CBF)
 
América-MG

Matheus; Elsinho, Lula, Leandro Guerreiro e Gilson; Diego Henrique, Andrei Girotto, Willians e Tchô; Ricardinho e Obina
Técnico: Moacir Júnior
 
Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo; Leandro Donizete, Josué, Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho; Neto Berola e Jô
Técnico: Paulo Autuori