UOL Esporte Futebol
 
16/12/2009 - 15h49

Com ajuda de Messi, Barcelona vira sobre Atlante e vai à final do Mundial

Do UOL Esporte
Em São Paulo

 

O Atlante deu a impressão de que aprontaria para cima do Barcelona nesta quarta-feira, na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa. Em Abu Dhabi, o time mexicano saiu na frente do time espanhol. Aos poucos, porém, a esperança terminou e a zebra não aconteceu. O Barça reagiu, virou o placar, ganhou por 3 a 1 e agora decide o título do torneio contra o Estudiantes.

 

Para quem esperava uma pressão do Barcelona desde o começo da partida, o Atlante surpreendeu logo aos quatro minutos. Após um lançamento do campo de defesa da equipe mexicana, Guillermo Rojas aproveitou uma indecisão dos zagueiros e a saída errada de Victor Valdés. O meio-campista encobriu o goleiro e tocou para as redes.

Com Messi no banco de reservas, o Barcelona quase igualou dois minutos depois. Xavi cobrou escanteio, Busquets cabeceou e Vilar defendeu com dificuldade. O Atlante voltou a assustar aos onze, em bola que sobrou no meio da área sem ninguém completar para as redes.

O Barcelona não conseguia superar a marcação do Atlante, que tentava lançamentos longos para pegar a defesa do time espanhol desprevenida. Aos poucos, o Barça levou perigo. Aos 25, Iniesta chutou de fora da área por cima do travessão. Ibrahimovic assustou aos 31, em cobrança de falta.

A pressão dos blaugranas deu resultado aos 34. Xavi levantou para a área, Yaya Touré desviou de cabeça e Busquets completou para as redes. Nos acréscimos, Daniel Alves teve a chance de virar. O brasileiro recebeu na cara de Vilar, mas tocou para fora na saída do goleiro.

No segundo tempo, brilhou a estrela de Messi. O atacante, que se recuperou de uma lesão no tornozelo, entrou em campo aos oito minutos no lugar de Touré. No minuto seguinte, o argentino recebeu passe de Ibrahimovic, passou por Vilar e chutou; o goleiro do Atlante chegou a tocar na bola, mas não impediu o gol da virada do Barcelona.

Sem reação, o Atlante observava o Barcelona tocar a bola. Aos 22, Iniesta fez bela jogada pela esquerda e encontrou Pedro livre, dentro da área; o atacante só teve o trabalho de desviar de Vilar para fazer o terceiro. Ibrahimovic perdeu a chance de ampliar aos 26, ao chutar para fora.

O Atlante perdeu a oportunidade para diminuir aos 30. Rafael Márquez recebeu livre e chutou; o goleiro Victor Valdés fez uma defesa difícil. O Barcelona ainda criou mais algumas chances para ampliar, mas a vitória já estava assegurada. Ibrahimovic quase marcou um golaço por cobertura aos 42, mas Vilar se recuperou e espalmou.

O árbitro Carlos Eugênio Simon teve apenas um lance duvidoso durante a partida. No segundo tempo, os jogadores do Barcelona reclamaram de um pênalti sofrido por Pedro, mas o brasileiro nada marcou.

Barcelona e Estudiantes decidem o título do Mundial de Clubes da Fifa neste sábado às 14h (horário de Brasília). No mesmo dia, Pohang Steelers e Atlante disputam o terceiro lugar.

Auckland City em quinto

Em partida emocionante, o Auckland City derrotou o TP Mazembe por 3 a 2 nesta quarta-feira e terminou o Mundial de Clubes da Fifa em quinto lugar. A vitória da equipe neozelandesa foi definida com um gol de Van steeden aos 49 minutos do segundo tempo.

O time congolês ficou com um jogador a menos ainda no primeiro tempo, com a expulsão do goleiro Kidiaba aos 24 minutos. O Auckland City abriu o marcador aos 29 com Hayne. Na segunda etapa, o TP Mazembe conseguiu virar o placar com Kasongo e Kasusula.

O Auckland City igualou aos 27 com Hayne. Quando a prorrogação parecia definida, Van Steeden fez o gol da vitória do time neozelandês.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host