UOL Esporte Futebol
 
16/12/2009 - 20h47

Sem clima de decisão, La Plata 'esquece' presença do Estudiantes no Mundial

Bruno Império
Em La Plata (Argentina)

IMPRENSA ARGENTINA 'ESQUECE' TIME

  • Reprodução/Bruno Império/UOL
  • Reprodução/Bruno Império/UOL
  • Reprodução/Bruno Império/UOL

Quem passa por La Plata nesta quarta-feira não consegue perceber que o principal time da cidade, localizada a cerca de uma hora de viagem de Buenos Aires, está na final do Mundial de Clubes da Fifa.

Ao contrário do que se costuma ver em decisões como essa, praticamente não há bandeiras ou decorações com as cores do Estudiantes nas casas e lojas de La Plata. Pelas ruas, nenhum argentino foi avistado pela reportagem com a camisa do clube alvirrubro.

 A população de La Plata não é a única a dar pouca importância a presença do Estudiantes na decisão do Mundial. Os jornais argentinos também não deram muito destaque para o feito da equipe de Verón, que na última terça-feira derrotou o Pohang por 2 a 1 em Dubai.

“A presença do Estudiantes no Mundial não tem o mesmo apelo que teriam Boca e River Plate. Se fosse um desses dois times, a cidade estaria pintada com as cores das equipes. Até mesmo em La Plata”, afirmou José de Carreras, dono de uma banca de jornal em Buenos Aires.

O La Nación, principal jornal da Argentina, sequer estampou chamada para a vitória do Estudiantes na capa. O Clarín, mais popular, deu um pequeno destaque na capa citando que a equipe alvirrubra estava na final do torneio nos Emirados Árabes.

O único jornal a dar grande destaque para a classificação do Estudiantes foi o Olé, que estampou uma foto de Benítez na capa do periódico esportivo com a manchete “Pinchino”, referência ao apelido local da equipe de La Plata. No texto, o Olé trata com otimismo a possibilidade de título do Estudiante, o que seria um sonho no cenário das mil e uma noites (Dubai).

No artigo, os jornalistas não perderam a chance de brincar com os rivais sul-coreanos. “Eles bateram mais do que no Kong Fu e terminaram a partida com apenas oito jogadores em campo”.

Os comentaristas do jornal argentino também esbanjaram confiança. O técnico Carlos Bilardo foi enfático ao dizer que “é possível superar o Barcelona na decisão”. Já o ex-jogador do Estudiantes Ruben Capria escreve que “a equipe certamente vai jogar melhor contra o Barcelona, um rival que exige mais tecnicamente”.

O jogo válido pelas semifinais do Mundial obteve maior destaque na televisão. O Sportscenter da ESPN local exibiu os melhores lances da vitória sobre o Pohang diversas vezes e por diversos ângulos. O tema tomou a maior parte da edição do programa.

A equipe do Estudiantes disputa a final do Mundial de clubes neste sábado contra o Barcelona, que passou pelo Atlante (MEX) nesta tarde por 3 a 1.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host