UOL Esporte Futebol
 
19/12/2009 - 18h18

Messi é eleito o melhor do Mundial e amplia supremacia sul-americana

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Messi recebe a Bola de Ouro do Mundial de Clubes das mãos de Joseph Blatter, presidente da Fifa

    Messi recebe a Bola de Ouro do Mundial de Clubes das mãos de Joseph Blatter, presidente da Fifa

O gol de peito marcado por Lionel Messi na prorrogação da final do Mundial de Clubes contra o Estudiantes, neste sábado, deu muito mais do que o título ao Barcelona. O tento encerrou com brilhantismo a participação do argentino na competição e lhe rendeu o título de melhor jogador do torneio.

Campeão de todos os campeonatos que disputou nesta temporada com o Barcelona, detentor da Bola de Ouro entregue pela revista francesa France Football e franco favorito ao título de melhor jogador do mundo pela Fifa, Messi mostrou, além de talento, muita estrela no Mundial, disputado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O argentino era dúvida para a semifinal contra o Atlante, na quarta-feira, e sua participação no jogo foi mantida sob segredo até o último minuto pelo técnico Guardiola. Messi começou a partida no banco, mas entrou logo no início do segundo tempo e, em seu primeiro lance, fez o gol da virada do Barcelona, que acabaria vencendo por 3 a 1.

Neste sábado, como titular, ele também foi o salvador do jogo. Aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação, aproveitou cruzamento do brasileiro Daniel Alves e, de peito, fechou a vitória dos espanhóis por 2 a 1.

Os gols salvadores e as belas apresentações de sempre renderam a Bola de Ouro do Mundial a Messi. Com isso, ele se torna o quinto sul-americano a conquistar a honraria, em seis edições do campeonato. Antes dele, os vencedores eram todos brasileiros: Edílson (Corinthians-2000), Rogério Ceni (São Paulo-2005), o naturalizado português Deco (Barcelona-2006) e Kaká (Milan-2007). O único europeu da lista é o inglês Wayne Rooney, vencedor no ano passado com o Manchester United.

A Bola de Prata do Mundial 2009 ficou com outro sul-americano, o também argentino Verón, meia e capitão do vice-campeão Estudiantes. O espanhol Xavi, do Barcelona, faturou a Bola de Bronze. O troféu Fair Play foi para o clube mexicano Atlante, quarto colocado na classificação geral.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host