UOL Esporte Futebol
 
19/12/2009 - 13h04

Denílson marca, Pohang Steelers vence nos pênaltis e termina Mundial em 3º

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Denílson marcou, ajudou Pohang Steelers a ficar em 3º e entrou para história do Mundial de Clubes

    Denílson marcou, ajudou Pohang Steelers a ficar em 3º e entrou para história do Mundial de Clubes

O Pohang Steelers ganhou um prêmio de consolação neste sábado, em Abu Dhabi. A equipe sul-coreana terminou o Mundial de Clubes da Fifa em terceiro lugar ao derrotar o Atlante nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Para Denílson, a conquista teve um gosto especial: o brasileiro, que fez o gol dos campeões asiáticos, tornou-se o maior artilheiro da história da competição.

As duas equipes criaram boas chances no começo da partida. O Pohang Steelers quase abriu o placar aos nove minutos em um lance despretensioso. Em um chute de longe, Vilar, goleiro do atlante, estava adiantado e conseguiu mandar a bola pela linha de fundo.

O time sul-coreano levou perigo de novo aos 12. Hyung Min bateu de fora da área e Vilar fez boa defesa. No contra-ataque, Hobbit tentou encobrir Dong Jin, mas o goleiro desviou para fora. Na cobrança de escanteio, Pereyra desviou de cabeça e acertou o travessão.

Denílson esteve perto de marcar um golaço aos 19. O brasileiro saiu do campo de defesa, livrou-se da marcação dos defensores do Atlante e chutou com força de fora da área; Vilar fez uma defesa difícil. Em uma saída de bola errada do Pohang Steelers, aos 27, Navarro bateu cruzado e Dong Jin defendeu.

Velázquez teve a chance de abrir o placar no minuto seguinte. O goleiro Dong Jin saiu mal em uma cobrança de escanteio e o defensor finalizou para fora. Aos 34, Pereyra acertou a trave esquerda em um chute rasteiro.

Aos 42, o Pohang Steelers abriu o placar. A defesa do Atlante bobeou após um cruzamento da esquerda, Denílson recebeu em posição legal e tocou no canto esquerdo. O brasileiro fez seu quarto gol na competição e se tornou o maior artilheiro da história do Mundial de Clubes da Fifa.

No segundo tempo, o Atlante empatou antes do primeiro minuto. Rafael Márquez recebeu de Pereyra e bateu cruzado para igualar. O time mexicano, melhor em campo, voltou a assustar aos 12. Pereyra cobrou falta com perigo e mandou para fora, à esquerda da meta de Dong Jin.

Aos 15, o goleiro do Pohang Steelers evitou a virada. Lucas Silva recebeu pela direita e chutou cruzado; Dong Jin defendeu com o pé. O Atlante mantinha a pressão sobre os campeões asiáticos, mas cometia muitos erros nas finalizações.

Nos dez minutos finais, o clube mexicano relaxou na marcação e o Pohang Steelers enfim chegou algumas vezes ao ataque. Aos 43, Pereyra acertou a trave pela terceira vez, em boa chance para o Atlante. Nos acréscimos, Denílson esteve perto de dar a vitória ao Pohang Steelers, mas Vilar evitou.

Na decisão por pênaltis, o Atlante desperdiçou duas cobranças com Rafael Márquez e Peralta. Hee Chul teve a chance de definir a disputa, mas mandou para fora. No entanto, Hyung Il converteu seu chute e deu a vitória ao time asiático.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host