UOL Esporte Futebol
 
25/11/2010 - 07h02

Cinco jogadores disputam três vagas na lista final do Inter para Mundial

Jeremias Wernek
Em Porto Alegre

ELES AINDA BRIGAM PELAS VAGAS

  • Alexandre Lops/AI Inter

    Muriel deve superar Lauro e viajar para o Mundial

  • Alexandre Lops/AI Inter

    Da dupla destaque no sub-23, Oscar e Marquinhos (d), só um vai para os Emirados Árabes com o Inter

  • Alexandre Lops/AI Inter

    Mesmo sem futebol vistoso e apreço de Celso Roth, Edu estará em Abu Dhabi com o grupo

Restam poucas vagas na delegação do Inter rumo ao Mundial de Clubes. Mais precisamente, três lugares na listagem de 23 nomes que será entregue à Fifa na próxima segunda-feira. Os goleiros Lauro e Muriel, além dos meias Edu, Marquinhos e Oscar brigam para estar no grupo do clube gaúcho. Cada um deles tem interesses, além do título em Abu Dhabi, e serão analisados pelo técnico Celso Roth até o último minuto.

No gol, a briga parecia não existir. Lauro era o terceiro goleiro a ser inscrito pelo Inter, mas Muriel recebeu uma chance diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, e foi muito bem. Roth, em entrevista à ESPN, reconheceu que ainda tem uma lacuna em aberto na definição do trio da camisa um. “Tem algumas coisas que vou definir na reta de chegada”, disse o treinador, logo depois de elogiar o jovem e definir Lauro como defasado no Beira-Rio.

Para Muriel, estar entre os 23 seria um sinal de maior aproveitamento no futuro. Já que Abbondanzieri se aposenta ao fim desta temporada e Renan tem contrato de empréstimo até o meio de 2011. Lauro, que foi titular até fevereiro, pensa em deixar Porto Alegre e o Mundial seria uma ótima vitrine.

Publicamente, Celso Roth não entra em detalhes sobre as escolhas. Diz ter 99,9% da lista encaminhada. Aguardando apenas para não ser surpreendido por lesões. “A lista está definida. Temos que jogar com o imponderável, ou seja: lesão e estas coisas, que fogem do nosso controle. A lista está encaminhada e aguardamos o tempo passar sem problema”, explica.

Mas internamente, junto com o auxiliar Humberto Ferreira e o departamento de futebol o quadro é bem diferente. Roth segue avaliando e contando com apoio de demais membros da comissão técnica para fechar a relação de atletas que serão inscritos no Mundial.

Entre os meias, a disputa se encaminha para o fim com influência do departamento médico. Mesmo que Edu tenha problemas com Celso Roth e até agora seu rendimento seja abaixo do esperado, deve ganhar a disputa com Marquinhos. O jovem que surgiu muito bem na reta final do Campeonato Brasileiro de 2009 atravessa uma temporada recheada de lesões que não lhe deixaram ter sequência. A última às vésperas da viagem para o jogo com Botafogo, é quase definitiva para seu não aproveitamento nos Emirados Árabes.

Apostar em Marquinhos, na visão de Roth, seria arriscado, algo além do calculado. Já Edu, que não pretende ficar em Porto Alegre no ano que vem, vê no Mundial a chance de alavancar uma boa saída do clube. De quebra, o meia, ex-Bétis e São Paulo, pode repetir a história de Adriano Gabiru. Mas para isto precisa contar com uma série de situações fora do comum, já que não é reserva imediato.

INTERNACIONAL NO TWITTER

Fechando o trio do meio-campo que ainda não está garantido, aparece Oscar. Promessa das categorias de base do São Paulo, que conseguiu se transferir para Porto Alegre através da justiça, o jogador tem crescido muito de rendimento. Participou da campanha vitoriosa do Inter na Copa sub-23, sendo destaque, e tem feito grandes treinos. Enchendo os olhos de Celso Roth e da diretoria. Viajar pode render a Oscar um 2011 farto no Inter. E o clube vislumbra uma futura negociação, lembrando de Alexandre Pato, que em 2006 foi a revelação no torneio disputado no Japão.

Fora do páreo final, já garantidos na listagem, estão todos os titulares e alguns nomes como Sorondo, Juan, Rodrigo e Derley. Do primeiro documento entregue para a organização do Mundial, irão sobrar: um goleiro, o zagueiro Ronaldo Alves, os laterais Bruno Silva e Daniel, o meia-atacante Eduardo Sasha e, muito provavelmente, Marquinhos.

Confira a provável lista do Inter:

Goleiros: Renan, Abbondanzieri e Lauro (Muriel)

Zagueiros: Bolívar, Índio, Rodrigo, Sorondo e Juan

Laterais: Nei e Kleber

Volantes: Wilson Matias, Guiñazu, Glaydson e Derley

Meias: Tinga, D’Alessandro, Giuliano, Andrezinho, Oscar e Edu (Marquinhos)

Atacantes: Alecsandro, Rafael Sóbis e Leandro Damião

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host