UOL Esporte Futebol
 
AFP

Fernando Baiano e Hugo comemoram gol e vitória fácil do Al Wahda na estreia

08/12/2010 - 15h48

Brasileiros brilham, Al-Wahda vence na abertura do Mundial e vai às quartas

Jeremias Wernek
Em Abu Dhabi (Emirados Árabes)

O Al-Wahda fez 3 a 0 no Hekari United, de Papua Nova-Guiné, na abertura do Mundial de Clubes da Fifa, em Abu Dhabi, nesta quarta-feira. Hugo, Fernando Baiano e Jumaa garantiram o resultado que classificou os campeões do último campeonato nacional nos Emirados Árabes para as quartas de final.

No próximo sábado, o Al-Wahda encara o Seongnam Ilhwa Chunma, da Coreia do Sul. O vencedor deste confronto encara a Internazionale em uma semifinal, em 15 de dezembro. Já o Hekari se despede do campeonato.

Os primeiros lances da partida não foram muito animadores. Ao lado de sua torcida, que não lotou o estádio, o Al-Wahda rapidamente mostrou suas deficiências. Mas contava com o trio Magrão, Hugo e Fernando Baiano para centralizar as ações. Do outro lado, o Hekari apostava na saída rápida para o ataque, com Muta, Vakatalesau e Iniga.

Com peculiaridades de um jogo em Abu Dhabi, mercado ainda incipiente no futebol, a abertura do Mundial da Fifa teve torcida cantando em coro ao sinal de um instrumento de percussão e falhas defensivas dentro de campo. A primeira chance real de gol veio aos 14 minutos, com Fernando Baiano. O brasileiro chutou cruzado, rasteiro, mas não venceu o goleiro do Hekari.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
14 min – Fernando Baiano domina dentro da área, gira e bate no meio do gol. Goleiro defende em dois tempos.
15 min – Hugo avança pelo meio e lança F. Baiano. Chute vai no ângulo e obriga goleiro a boa defesa.
30 min – Triangulação rápida do Al- Wahda e Matar chuta cruzado. Bola passa à esquerda do gol.
40 min – GOOOL DO AL-WAHDA! Hugo pega sobra de cruzamento e chuta rasteiro, no canto esquerdo do goleiro.
44 min – GOOOL DO AL-WAHDA! F. Baiano recebe atrás da zaga e bate forte para ampliar.
SEGUNDO TEMPO
2 min – Matar tira do goleiro, mas Fernando Baiano não chega a tempo de desviar para o gol.
9 min – Al Hammedi recebe na esquerda, ajeita e chuta. Goleiro espalma salvando o Hekari.
30 min - GOOOL DO AL-WAHDA! Hugo fica com a bola e cruza para Abdulraheem, que livre de frente para o gol, cabeceia para o fundo da rede

Depois de dar espaço para os visitantes, o campeão nacional dos Emirados Árabes retomou o controle da partida. Assim, oportunidades de abrir o marcador começavam a sair. Aos 30 minutos, em rápida triangulação, Matar saiu na cara de Tamanisau e bateu forte, mas para fora. Dez minutos mais tarde Hugo não desperdiçou. O meia ex-São Paulo e Grêmio ficou com o rebote de um cruzamento e chutou no canto esquerdo para fazer o primeiro gol do torneio.

Animado pela vantagem, além de sentir um adversário abatido, o Al-Wahda ampliou logo em seguida com Fernando Baiano. Em jogada quase igual ao do principio do jogo, o atacante dominou e concluiu por baixo superando o camisa um rival.

Ao contrário do primeiro tempo, o Al-Wahda iniciou a pressão mais cedo. Com dois minutos, Matar tirou do goleiro, mas Fernando Baiano não chegou em tempo de desviar para o fundo da rede. Mais tarde, Al Hammedi arriscou de longe obrigando Tamanisau a espalmar. Aos 24 minutos, em cruzamento da esquerda, Jumaa completou de cabeça e ampliou a vantagem.

Depois de consolidar o marcador, o Al-Wahda administrou o confronto. Batida por completo, os representantes da Oceania especulavam marcar ao menos um gol. Mas com pouco poderio ofensivo não conseguiram superar o goleiro Al Hosani.

Na próxima sexta-feira, Pachuca e Mazembe, da República Democrática do Congo, se enfrentam para definir o adversário do Internacional na semifinal, que acontece no dia 14 de dezembro.

Ficha da Partida

Al Wahda Al Wahda Técnico: Josef Hickersberger
40. Adel
6. Magrão
9. Baiano
20. Diarra
10. Ismaeil
39. Amer
15. Fahed
24. Abdulraheem
21. Basheer
23. Haidar
26. Mahmoud
28. Eisa
36. Hamdan
80. Hugo
3 0
Hekari United Hekari United Técnico: Tommy Mana
1. Tamanisau
2. Omokirio
6. Iniga
14. Hans
10. Vakatalesau
12. Muta
16. Bolatoga
17. Jack
19. Upaiga
21. Tiwa
25. Singh
28. Faarodo

Data: 08/12/2010 - 14h00

Local: Mohammed Bin Zayed

Ãrbitro: Daniel Bennett

Auxiliares: Evarist Menkouande, Redouane Achik

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host