UOL Esporte Futebol
 
11/12/2010 - 12h15

Roth quer Inter com pés no chão na semi e define Mazembe como rápido

Jeremias Wernek
Em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)

A meta de Celso Roth para o primeiro jogo do Mundial é manter seu time sem um clima de vitória certa antes do apito inicial diante do Mazembe, da República Democrática do Congo. O comandante vermelho aproveitou a entrevista coletiva organizada pela Fifa, no estádio da final do torneio em Abu Dhabi, para analisar os africanos. Para ele, a equipe é veloz, usa bem os contra-ataques e mesmo tendo cometido mais de vinte faltas contra o Pachuca não foi desleal.

“Temos que ter a humildade de saber que o futebol é jogado. Estamos cheios de exemplos de que ninguém ganha antes de jogar. Além da qualidade, temos um grupo com uma maturidade muito boa, grande. Isso faz com que a gente acredite cada vez mais”, aponta Roth.

O Internacional também não faz questão de passar com futebol vistoso, que salte aos olhos. O importante para os brasileiros é se garantir na decisão do dia 18 de dezembro. “Vamos ter que estar com equilíbrio muito bem nivelado e atenção muito grande ao jogo. Independe do escore. O mais importante é passarmos. Se jogarmos bem, melhor. Ótimo. Mas o importante é passarmos”, define o treinador.

O resultado surpreendente, levando em conta a história do futebol mexicano e do africano, não foi fato novo para Celso Roth. “Certamente o Mazembe nos conhece, e bem, assim como nós conhecemos. O que aconteceu não foi novidade, especialmente para mim que venho acompanhando eles há tempos”, conta.

Análises prévias que permitem Roth definir um padrão de jogo do rival da semifinal. “O Mazembe foi uma equipe de muita competição e por isso ganhou o jogo. Será um adversário qualificado e muito difícil. Sabemos que o futebol africano está em ascensão”, aponta. “É um futebol competitivo, rápido e de qualidade”, completa.

“Não vi nada de anormal, o futebol praticado foi competitivo, de muita marcação e com qualidade técnica. Este foi o caminho que o Mazembe fez e escolheu certo”, opina Celso Roth no quesito faltas cometidas pelos africanos na partida contra o Pachuca. Neste sábado, o comandante deve realizar mais um treinamento tático em Abu Dhabi. A estreia vermelha será na terça, às 20h (14h horário de Brasília), no Mohammed Bin Zayed Stadium.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host