UOL Esporte Futebol
 
Hassan Ammar/AP

Comemoração de Kidiaba foi criticada por Júlio César, da Inter de Milão

18/12/2010 - 06h00

Inter de Milão encara zebra Mazembe para ser tri e salvar tradição em Abu Dhabi

Jeremias Wernek
Em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)

A Internazionale é a última resistência da tradição no Mundial de Clubes da Fifa 2010. Encara na decisão do torneio, em Abu Dhabi, o surpreendente Mazembe, às 15h (horário de Brasília), no Zayed Sports City. Em um jogo que vale o terceiro título mundial para os italianos, mas também a manutenção da taça com os europeus. Sneijder é a única baixa no time de Rafa Benítez. Já os africanos contam com o reforço do seu principal jogador: Sunzu.

POR HONRA, INTER TENTA SER O TERCEIRO

  • Vipcomm

    O Inter só tem um objetivo neste sábado contra o Seongnam, às 12h, em Abu Dhabi: não ser derrotado de novo. Após cair fora de forma vergonhosa nas semi, os gaúchos falam em honra e respeito pelos torcedores presentes no Oriente Médio. Mas internamente, os jogadores sabem que mais um revés pode bagunçar de vez o clube que já vive uma crise pós-derrota para o Mazembe.

Em 2009, também nos Emirados Árabes, o Barcelona ficou com o título. Agora é a vez da Inter segurar a taça, por fim ao crescimento do Mazembe, da República Democrática do Congo, e retomar o Mundial após 45 anos. A última conquista italiana aconteceu em 1965, em cima do Independiente, da Argentina.

“Será uma grande final, temos a chance de levar a Inter de novo ao topo do Mundo. Mas não existe favorito em decisão”, disse o capitão Zanetti. “É uma honra para todos nós, podemos ficar na história do clube com esta conquista”, concorda o técnico Rafa Benítez.

Lesionado, o camisa 10 Sneijder é baixa certa. Thiago Motta deve entrar em seu lugar no meio-campo. O brasileiro Maicon treinou normalmente e pode aparecer no time. De resto, Benítez mantém a formação que aplicou 3 a 0 no Seongnam, da Coreia do Sul, na semifinal e vai com força máxima.

Ampla favorita, a Internazionale adota cautela, se espelha em Pachuca e Inter para não cair nas artimanhas do Mazembe. “É um time muito forte fisicamente e tem três jogadores muito diferentes. É um bom time”, elogia Benítez. “Se não estivermos atentos e concentrados poderemos ter problemas”, corrobora Zanetti.

Do lado africano, menos humildade do que no começo do torneio. E fé, principalmente em repetir a partida feita diante do Internacional, na semifinal. “Temos que fazer uma boa partida e representar o continente africano”, apontou o técnico Lamine N’Diaye.

“Não importa qual seja o resultado, eu estarei orgulhoso dos meus jogadores por suas conquistas e atuações”, disse o senegalês. “Não se pode ganhar ou perder sem jogar. Vamos trabalhar duro e o precisamos defender e atacar para marcar”, completou. O meia Sunzu, suspenso na vitória diante dos gaúchos, volta ao time.

FICHA TÉCNICA


Mazembe
Kidiaba
Nkulukuta
Ekanga
Kimwaki
Kasongo
Bedi
Mihayo
Ekanga
Kabangu
Sunzu
Kaluyituka
Técnico: Lamine N’Diaye

Inter
Júlio César
Zanetti
Lúcio
Córdoba
Chivu
Thiago Motta
Cambiasso
Stankovic
Pandev
Eto´o
Milito
Técnico: Rafa Benitez
Data: 18/12 (sábado)

Horário: 15h (Brasília)

Transmissão: Placar UOL Esporte Globo, BandSports, Sportv

Local: estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi (EAU)

Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)

Auxiliares: Toru Sagara (JAP) e Toshiyuki (JAP)

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host