Milionário dono do Chelsea foca compra de colombiano e tem presença incerta no Japão

Bruno Freitas

Do UOL, em Yokohama (Japão)

  • Dylan Martinez/Reuters

    Abramovich acompanhou a final da Liga dos Campeões e viu o Chelsea campeão

    Abramovich acompanhou a final da Liga dos Campeões e viu o Chelsea campeão

Perguntar a um funcionário do Chelsea sobre a agenda do proprietário do clube, o milionário Roman Abramovich, significa ganhar um sorriso combinado com a resposta: "nós nunca sabemos dos planos dele". Assim, engajado em reforçar o campeão europeu na janela de transferências de janeiro, o empresário russo tem presença incerta na decisão do Mundial de Clubes contra o Corinthians no domingo em Yokohama.

ANTES E DEPOIS DE ROMAN

De acordo com a última atualização da revista Forbes, Roman Abramovich é a quinta pessoa mais rica da Rússia e o número 50 entre os milionários do mundo.

O magnata russo comprou a companhia que administra o Chelsea em junho de 2003 e mudou a história do clube com uma injeção de dinheiro sem precedentes no futebol internacional. De mediano da Inglaterra, o time passou a ser figurinha carimbada nas finais da Liga dos Campeões, até vencer a competição em 2012.

Desde 2003 com Abramovich no comando o Chelsea ainda ganhou três títulos ingleses, quatro Copas da Inglaterra (FA Cup) e duas Copas da Liga Inglesa (Capital One).

Com o Chelsea em má fase na temporada, a imprensa da Inglaterra diz que Abramovich voltará a abrir o bolso para fortalecer o elenco, em algo que vem fazendo sem moderação desde 2003.

O jornal Daily Mail informa que o principal alvo do russo é o atacante colombiano Radamel Falcao Garcia. A edição de quinta da publicação informa que o magnata estaria disposto a oferecer um contrato de 200 mil de libras por semana ao goleador de 26 anos [cerca de R$ 670 mil].

Além de Falcao Garcia, o proprietário do Chelsea teria interesse em tirar o centroavante argentino Gonzalo Higuaín do Real Madrid.

Em Yokohama, onde o Chelsea se prepara para decidir o Mundial de Clubes da Fifa contra o Corinthians, a presença de Abramovich no estádio no domingo ainda é tratada como um mistério.

"Nunca sabemos dos planos deles. Ele tem os próprios planos e às vezes ele aparece. É possível", diz o chefe de comunicação do clube, Gareth Mills.

Abramovich esteve no Allianz Arena em Munique em junho passado para acompanhar a vitória do Chelsea nos pênaltis sobre o Bayern, na decisão da Liga dos Campeões.

Eliminado precocemente da Liga dos Campeões, ainda na fase de grupos, o Chelsea enfrenta dificuldades também no ambiente doméstico. Atualmente o clube de Abramovich é o terceiro colocado no Campeonato Inglês, mas a dez pontos do líder Manchester United.

UOL Cursos Online

Todos os cursos