Corinthians chega quase fora de Cumbica para evitar tumulto; festa não está definida

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/GRU

    Imagem de satélite divulgada pelo aeroporto de Guarulhos para explicar o desembarque

    Imagem de satélite divulgada pelo aeroporto de Guarulhos para explicar o desembarque

O Corinthians vai chegar ao Brasil, obviamente, de avião, mas seu desembarque acontecerá praticamente fora do aeroporto. Para evitar qualquer tumulto com a torcida, a direção do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, deslocará parte de seu sistema operacional para o setor 1 - Portão Lago, para afastar os torcedores o máximo possível do saguão principal, que fica a cerca de 8 km do local.

A ideia de tirar a delegação alvinegra, que chega nesta terça às 7h (horário de Brasília), das saídas convencionais já havia sido divulgada há dois dias, em nota oficial. Nesta segunda, no entanto, o aeroporto finalmente bateu o martelo sobre o assunto.

O setor escolhido fica a uma distância considerável da entrada de Cumbica. Para chegar ao local, os torcedores que vierem de São Paulo usarão a entrada para os principais hotéis das cercanias do aeroporto. A região conta com estacionamentos privados e a torcida deve ter contato visual com a delegação em algum momento do desembarque através de alambrados, como aconteceu na ida ao Japão. 

A operação foi discutida com a Polícia Rodoviária, que orientará os fanáticos que chegarem pela Rodovia Ayrton Senna. Polícia Federal e Receita Federal também participaram da conversa, já que os serviços de desembarque e alfândega do voo internacional serão feitos longe dos locais tradicionais, e os órgãos terão de destacar um efetivo especial para tanto.

Se tudo der certo, o aeroporto evitará as cenas que aconteceram na noite do embarque do Corinthians rumo ao Japão. Na ocasião, os responsáveis deslocaram a multidão para o portão 3, próximo à torre de controle e à saída de Cumbica. O problema é que, depois da passagem do time, muitos torcedores voltaram ao saguão para buscar seus carros, e acabaram tomando o espaço para uma festa impressionante que terminou em confronto com a polícia.

Desta vez, o que não se sabe é o destino do Corinthians. Na chegada, os corintianos devem ter um contato distante com a torcida através de um alambrado. A Polícia Militar informa que os jogadores passarão longe do local onde ficarão os fãs e tentam desmobilizar uma nova "invasão". O departamento de marketing do clube, em São Paulo, está definindo os passos seguintes e promete divulgá-los na tarde desta segunda.

O Corinthians informa que não está confirmada nenhuma festa até o momento. O que se sabe é que o clube passeará em carro aberto e que o destino final será o CT, que fica a poucos quilômetros de Cumbica. O trajeto, no entanto, ainda não foi fechado, e pode incluir uma volta maior em São Paulo, para que os jogadores sejam recepcionados pela torcida. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos