Seleção brasileira inicia Mundial sub-20 para tentar salvar ano de fiascos

Bruno Thadeu

Em São Paulo

  • Mowa Press

    Estrelas do time no Mundial são meio-campistas: Casemiro, Coutinho, Danilo e Oscar

    Estrelas do time no Mundial são meio-campistas: Casemiro, Coutinho, Danilo e Oscar

A seleção de Mano Menezes deixou a Copa América antes do tempo previsto. Marta novamente ficou no quase campeã do mundo. Os garotos da sub-17 caíram no Mundial diante dos uruguaios. Nesta sexta-feira, em Barranquilla, na Colômbia, a seleção sub-20 iniciará sua trajetória no Mundial tentando salvar um ano até agora catastrófico para as equipes da CBF.

Diante do Egito, às 23h (horário de Brasília), a equipe nacional buscará o pentacampeonato mundial sub-20 sem suas duas maiores estrelas: Neymar e Lucas, campeões sul-americano com a seleção juniores no início do ano. Os dois já alcançaram a etapa "seleção principal".

SELEÇÕES NACIONAIS DECEPCIONARAM NA TEMPORADA

FEMININO ELIMINADO

Seleção caiu no Mundial diante dos EUA, nas penalidades. Leia
MALDIÇÃO NOS PÊNALTIS

Seleção deixou a Copa América nas quartas. Foram 4 pênaltis perdidos contra o Paraguai. Leia
SUB-17 CAI NO MÉXICO

Seleção sub-17 foi eliminada no Mundial do México após perder para o Uruguai. Leia

Mesmo sem Neymar e Lucas, o time comandado por Ney Franco chega à Colômbia credenciado como um dos favoritos ao título.

DESTAQUES DA SELEÇÃO SUB-20

Phillipe Coutinho (foto)

Meia da Inter de Milão será o camisa 10 no Mundial.

Casemiro

Destaque do São Paulo no Brasileiro. Sem Neymar e Lucas no time sub-20, volante terá liberdade para atacar

Oscar

Meia voltou a jogar bem e está em alta com Ney Franco

Suas estrelas são os meio-campistas Casemiro (São Paulo), Phillipe Coutinho (Inter de Milão), Oscar (Inter) e Danilo (negociado para o Porto, mas ligado ao Santos até dezembro).

Maior vencedora de campeonatos mundiais sub-20 (seis títulos, ao todo), a Argentina surge como outra candidata ao troféu. Seu principal nome é o meia-atacante Juan Manuel Iturbe, 17, que deixou o Cerro Porteño (PAR) para defender o Porto (POR).

Espanha, França e Portugal são as principais forças européias na competição. Ao todo, 24 seleções estão divididas em seis chaves. O Brasil está no grupo E, que reúne o Egito, Áustria e Panamá. Os dois melhores de cada chave, mais os 4 melhores terceiros dos grupos passam às oitavas de finais.

"Esse time tem uma estrutura tática bem definida desde o Sul-Americano do Peru. Por isso foi importante manter a base daquela equipe para este Mundial", destacou Ney Franco.

DE OLHO EM JUAN MANUEL ITURBE

Canhoto e rápido, o atacante argentino Juan Manuel Iturbe carrega a alcunha de "novo Messi". Ele chega como promessa ao Mundial da Colômbia com a expectativa de levar a Argentina ao sétimo título no torneio. Ele não foi bem nos jogos contra o Santos, quando defendeu o Cerro Porteño na Libertadores. Iturbe se transferiu para o Porto.

A base que começará o Mundial disputou o Sul-Americano da categoria no Peru.

A seleção enfrentará o Egito com Gabriel (Cruzeiro); Danilo (Porto/POR, mas atuará no Santos até dezembro), Bruno Uvini (São Paulo), Juan (Internacional) e Gabriel Silva (Palmeiras); Casemiro (São Paulo), Fernando (Grêmio), Dudu (Cruzeiro), Oscar (Internacional) e Phillipe Coutinho (Inter de Milão); Willian José (São Paulo).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos