Brasil sofre no início, mas depois goleia o Panamá e escapa da Argentina no sub-20
Do UOL Esporte
Em São Paulo
-
AP Photo/Fernando Llano
Philipe Coutinho comemora 3º gol do Brasil, o seu 2º na goleada sobre o Panamá
A seleção brasileira sofreu um pouco na noite desta quinta-feira diante do fraco Panamá, chegou a tomar um susto com um gol anulado do rival, mas logo deslanchou no jogo e conquistou a vitória por 4 a 0, que colocou o time nas oitavas de final do Mundial sub-20, disputado na Colômbia. Além disso, a goleada fez com a equipe escapasse da Argentina na próxima fase.
ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
Empatado em pontos com o Egito antes do início da última rodada da primeira fase, o Brasil ficou próximo de perder a primeira posição do Grupo E para os egípcios, que também golearam a Áustria por 4 a 0. Caso a seleção sofresse um gol quando o jogo estava 3 a 0, a definição do líder teria que ser no sorteio. Caso perdesse, o Brasil teria a Argentina pela frente nas oitavas.
Classificado e aliviado, com sete pontos somados, o time brasileiro espera pela definição de seu adversário na próxima fase. O Brasil pega o segundo colocado do Grupo D, onde Nigéria e Arábia Saudita já estão classificadas e jogam no sábado para definir suas colocações.
O Brasil começou pressionando em Barranquilla. No entanto, apesar de criar chances para abrir o placar, o time começou a vacilar na defesa e poderia ter saído atrás no marcador. O melhor momento da seleção no início veio aos 17 minutos, em uma jogada são-paulina. William José deu de calcanhar para Casemiro, que passou para Henrique. Ele limpou a marcação e chutou na trave.
Ainda no primeiro tempo, o técnico Ney Franco fez duas substituições. Fernando saiu para a entrada de Dudu porque já havia tomado o cartão amarelo. Mas então o treinador sentiu que o Panamá poderia conseguir o seu gol e decidiu reforçar a marcação, substituindo William José por Galhardo.
Antes da substituição, os panamenhos chegaram a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento. O susto serviu para acordar o Brasil, que criou pelo menos três boas oportunidades na sequência, inclusive com William José, que ainda estava em campo. Oscar e Philipe Coutinho eram os melhores no ataque, mas o gol brasileiro acabou sendo mesmo de Henrique.
Se redimindo do gol perdido, o atacante aproveitou o passe açucarado de Oscar na área. Aos 40 minutos, ele ainda errou o domínio, mas conseguiu o chute para colocar a bola na rede. Depois do sofrimento no início para marcar, o Brasil então deslanchou na partida.
Para fechar com chave de ouro o primeiro tempo, Gabriel Silva desceu pela esquerda e cruzou rasteiro na área. Henrique dividiu e acabou ajeitando para Philipe Coutinho, que não desperdiçou: 2 a 0 Brasil.
No segundo tempo, o Panamá não demonstrava mais resistência para ameaçar a vitória brasileira. Logo aos seis minutos, Coutinho marcou mais um e deu a tranquilidade que a seleção precisava. O jogador da Inter de Milão mostrou oportunismo para receber na área, parar e achar o espaço para um chute certeiro, no canto do goleiro panamenho, que vinha fazendo boas defesas até então.
Os minutos finais foram de sensações distintas para o Brasil, que poderia enfrentar a Argentina caso sofresse um gol, já que o Egito vencia a Áustria por 4 a 0. O Panamá chegou a perder uma chance clara e ainda mandou uma bola na trave, mas Dudu sacramentou a goleada já aos 43 minutos, garantindo a seleção na ponta do Grupo E.
Veja também
- Zagueiro do Corinthians, André Ramalho destaca tempo de preparação para duelo contra o Criciúma
- Marlon se emociona com Botafogo na final da Libertadores: ?A ficha caiu?
- Diretor de futebol do São Paulo fala de conversas para contratar Wendell, do Porto
- Vitor Reis mira 1° título no profissional do Palmeiras e destaca briga pelo Brasileiro: "Vamos para cima"