UOL Esporte Campeonato Paranaense
 
Heuler Andrey/AE/AE

Atacante Ariel dá volta olímpica após o Coritiba garantir o título do Paranaense

18/04/2010 - 17h47

Coritiba vence 'batalha final' contra o Atlético e é campeão paranaense

Do UOL Esporte
Em Curitiba

Com um gol do ex-atleticano Marcos Aurélio e outro do angolano Geraldo, o Coritiba venceu o Atlético-PR por 2 a 0, neste domingo, no Couto Pereira e se sagrou campeão paranaense por antecipação, faltando uma rodada para o término da competição. O time alviverde abriu quatro pontos de diferença para o rival e não pode mais ser alcançado, na última rodada, quando enfrenta o Cascavel.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
10min - Paulo Baier cobra escanteio e quase faz gol olímpico. A bola passou por Edson Bastos e bateu na trave
19min - Chico recebe de frente para o gol e chuta pela linha de fundo
25min - Marcos Aurélio cobra escanteio, Lucas Mendes cabeceia para o chão e manda por cima do gol
32min - Rafinha fica cara a cara com Neto, mas bate à direita do gol e perde grande chance
40min - Valência cruza para Paulo Baier, que pega belo chute de primeira, para defesa de Edson Bastos
SEGUNDO TEMPO
4min - GOOOL DO CORITIBA! Rafinha cai pela esquerda e cruza para Marcos Aurélio, com liberdade, bater sem defesa para Neto
6min - Tartá recebe dentro da área e finaliza. Edson Bastos faz uma linda defesa à queima-roupa
29min - GOOOL DO CORITIBA! Geraldo puxa contra-ataque, entra driblando pela esquerda e bate na saída do goleiro Neto

É o 34º  título estadual do time alviverde é o primeiro bom momento do clube, depois da traumática queda para a Série B, no ano passado e da punição de perda de 10 mandos de jogos, imposta pela STJD.

O Atlético precisava da vitória, para adiar a definição do título para a última rodada, quando enfrenta o Iraty, na Arena da Baixada. Depois de um primeiro tempo equilibrado, a equipe rubro-negra não conseguiu reagir ao primeiro gol, tomado logo aos 4 minutos da segunda, etapa e viu o principal rival comemorar mais um título em seu estádio.

O jogo

O técnico atleticano Leandro Niehues surpreendeu escalando um formação ofensiva, com um quarteto de atacantes: Tartá, Paulo Baier, Javier Toledo e Alex Mineiro, este a grande surpresa, por estar afastado há cinco meses do time.

Com domínio do meio-de-campo, o Atlético começou melhor a partida, criando dificuldades para a retaguarda coxa-branca. Na primeira boa oportunidade, aos 19 minutos, Chico ficou livre, de frente para o gol, mas chutou para fora.

O Coritiba só equilibrou a partida a partir dos 25 minutos, quando Lucas Mendes aproveitou um escanteio e, livre, cabeceou mal, para fora.

O time alviverde passou  a chegar com mais perigo e teve outra boa chance, aos 32 minutos, quando Rafinha recebeu lançamento de Marcos Paulo, mas chutou para fora, cara a cara com o goleiro Neto.

O Atlético criou a última chance do primeiro tempo, com Paulo Baier. O meia recebeu um cruzamento de Valência e bateu de voleio, para bela defesa de Edson Bastos.

A primeira etapa, que começou pendendo para o lado rubro-negro, acabou bastante equilibrada, com as duas equipes criando boas chances de gols.

O Coritiba voltou melhor no segundo tempo e fez o gol logo aos 4 minutos. Rafinha fez a jogada pela esquerda e cruzou para Marcos Aurélio dominar e bater sem defesa para o goleiro Neto.

Com o objetivo de "matar" o jogo e garantir o título, o técnico Ney Franco sacou o meia Renatinho e escalou o meia-atacante Geraldo. Numa de suas primeiras jogadas, o jogador angolano, fez o segundo gol e selou o título. Ele recebeu pela esquerda, entrou driblando e bateu na saída de Neto. Foi o primeiro gol do jogador, de 18 anos, com a camisa alviverde. 

Outro jogo

No outro jogo da tarde, Iraty e Paraná clube empataram por 1 a 1, no Estádio Emílio Gomes. O Paraná saiu atrás no placar e  jogou com um homem a menos desde os 15 minutos do primeiro tempo. O Iraty marcou com Ayrton, aos 38 minutos. Marcelo Toscano empatou para o Tricolor na segunda etapa.

O resultado deixou briga pelo terceiro lugar no octogonal ainda aberta. O Iraty mantém a posição com 11 pontos, seguido do Paraná, com 10. A decisão ficará para a última rodada.

CORITIBA 2 X 0  ATLÉTICO-PR

Data: 18/04/2010 (domingo)
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
Árbitro: Antônio Denival de Morais
Auxilares: Roberto Braatz e João Pontarolo
Público:  25.031 pagantes
Renda:
R$ 704.325
Cartões amarelos:  Jeci, Donizete (Coritiba); Tartá (Atlético-PR)
Gols: Marcos Aurélio, aos 4 min; Geraldo, aos 29min do segundo tempo;

Coritiba
Edson Bastos, Rodrigo Heffner (Pereira), Jeci, Demerson e Lucas Mendes; Donizete, Marcos Paulo (Tiago Real), Rafinha e Renatinho (Geraldo); Ariel e Marcos Aurélio.
Técnico
: Ney Franco

Atlético-PR
Neto; Manoel, Vanegas (Bruno Costa) e Chico; Valencia, Alan Bahia, Paulo Baier, Tartá e Márcio Azevedo (Marcelo); Alex Mineiro (Wallyson) e Javier Toledo.
Técnico: Leandro Niehues
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host