Topo

Paulista - 2019

Carpegiani muda pela 7ª vez e recorre a esquema 3-5-2 contra o Botafogo

Carpegiani aprovou Rivaldo à frente e usará o 3-5-2 para arrumar a defesa - Luiz Pires/Vipcomm
Carpegiani aprovou Rivaldo à frente e usará o 3-5-2 para arrumar a defesa Imagem: Luiz Pires/Vipcomm

Bruno Thadeu

Em São Paulo

06/02/2011 07h00

O São Paulo venceu o Linense com grande atuação de Rivaldo, mas Paulo César Carpegiani afirma ainda estar em busca do time ideal. Contra o Botafogo, domingo, às 19h30, em Ribeirão Preto, o time do Morumbi utilizará sua 7ª formação diferente no ano. A novidade desta vez é o resgate do esquema 3-5-2, sucesso nas mãos de Paulo Autuori e Muricy Ramalho. 

DAGO REVIVE FASE DE INCERTEZAS

  • Junio Lagos/Vipcomm

    Dagoberto terá seu salário cortado em 10% após atrito com Carpegiani, acrescentando novo capítulo negativo nesses quatro anos de São Paulo. O atacante afirmou ter sido mal interpretado, negando ter desrespeitado o treinador. Mas não é a primeira vez que ele é multado pela diretoria. E também não é o primeiro problema com um técnico.

Em seu 16º jogo no comando do São Paulo, será a primeira vez que Carpegiani monta o São Paulo no sistema 3-5-2. As últimas conquistas do clube foram obtidas nesse esquema de jogo: Libertadores e Mundial de 2005 e o tricampeonato brasileiro (2006, 2007 e 2008).

Em outras duas oportunidades Carpegiani chegou a usar três zagueiros no São Paulo, mas com um deles atuando como lateral.

O treinador entendeu que Rivaldo deu uma cara ao setor ofensivo. Restaria ajustar a defesa e os espaços deixados pelos laterais. O 3-5-2 é visto como solução. Para isso, o zagueiro Luiz Eduardo, 17, fará seu primeiro jogo como titular no São Paulo.

“Procuro ouvir os conselhos do Miranda e do Rogério, que me dão mais tranquilidade para jogar”, diz o adolescente Luiz Eduardo.

Neste entra e sai de jogadores no time titular em 2011, Carpegiani recorreu a inúmeras improvisações. Xandão já atuou de lateral-direito, posição atualmente ocupada pelo meio-campista Jean. Carlinhos Paraíba virou volante, Ilsinho se fixou como meia-direita e Marlos se tornou atacante.

A fase de improvisações sofreu uma pausa pelo menos para este domingo. A discussão com o treinador não afetou Dagoberto em campo. Multado pela diretoria em 10% do salário, o atacante segue no time titular.

AS DIVERSAS MUDANÇAS FEITAS POR CARPEGIANI NO TIME

Mogi 0 a 2 São PauloMazola foi testado no ataque. Ilsinho virou meia
São Paulo 3 a 0 São BernardoCarpegiani trocou a dupla de ataque
São Paulo 0 a 1 Ponte Preta3 volantes e nenhum meia
Americana 3 x 4 São PauloXandão atuou improvisado na lateral-direita
Santos 2 a 0 São PauloDesistiu de Xandão na lateral e voltou a usar Jean no setor
São Paulo 3 a 2 LinenseEscalou o estreante Rivaldo
Botafogo x São PauloPela 1ª vez utilizará o 3-5-2. L. Eduardo estreia como titular

No bate boca na lateral de campo, Carpegiani chamou Dagoberto de bobalhão. Reincidente, Dagoberto disse que foi mal interpretado pelo treinador e pediu desculpas.

O Botafogo aproveitou a vinda de um time grande e a presença de Rivaldo em campo para tentar aumentar o faturamento. O valor do ingresso dobrou. A arquibancada, por exemplo, será vendida por R$ 80.

Na zona de rebaixamento, o clube de Ribeirão Preto trocou de técnico. O novo treinador, Fernando Diniz, assistirá ao duelo das tribunas do estádio.

BOTAFOGO X SÃO PAULO

Data: 06 de fevereiro de 2011 (domingo)

Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto

Horário: 19h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Robério Pires

Assistentes: Ricardo Busette e Dante Mesquita Junior

BOTAFOGO

Júlio César; Eduardo Ratinho, Dão, Gabriel e Andrezinho; Rodrigo Soares, Leandro Carvalho, Assis e Ramon; Anselmo e Assisinho

Técnico: Regis Angeli (interino)

SÃO PAULO

Rogério Ceni; Luiz Eduardo, Xandão e Miranda; Ilsinho, Jean, Rodrigo Souto, Rivaldo e Juan; Dagoberto e Fernandinho

Técnico: Paulo César Carpegiani