Topo

Paulista - 2019

Com um gol sofrido em sete jogos, Corinthians impõe 'paredão' mesmo sem medalhões

Lesão de Chicão (f) e saída de William abriram espaço para Wallace e Leandro Castán - Folhapress
Lesão de Chicão (f) e saída de William abriram espaço para Wallace e Leandro Castán Imagem: Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/03/2011 07h00

Os zagueiros William e Chicão formaram durante muito tempo o pilar defensivo no Corinthians. O primeiro, porém, se aposentou, enquanto o segundo sofre com lesões. Mas mesmo assim, o time do técnico Tite conseguiu imprimir um ‘paredão’ principalmente nas partidas do Campeonato Paulista.

Os números são irrefutáveis: o Corinthians atualmente é a segunda melhor defesa do campeonato com apenas cinco gols sofridos em onze jogos (média de 0,45). Mas o dado mais expressivo é que nas últimas sete partidas o time alvinegro foi vazado apenas uma vez.

O autor desta ‘façanha’ de marcar na defesa do Corinthians foi justamente um dos artilheiros do Paulistão, que também integra o melhor ataque da competição: o meia santista Elano, que fez o único gol da derrota por 3 a 1 no último clássico entre as equipes disputado no Pacaembu.

O curioso é que esses números estão sendo conquistados com dois zagueiros que tiveram que superar a desconfiança dos críticos para se firmar na equipe. Leandro Castán era a quarta opção do setor em 2010 e às vezes jogava até improvisado de lateral. Wallace fez uma boa temporada pelo Vitória no ano passado, mas chegou no Corinthians apenas para compor o elenco em 2011.

Juntos, Leandro Castán e Wallace já somam três partidas na temporada e três vitórias (3 a 1 contra o Santos, 4 a 0 sobre o Grêmio Prudente e 2 a 0 ante o Linense) e devem atuar juntos mais vezes, já que Chicão e Paulo André ainda se recuperam de lesão.

Apesar do bom desempenho da dupla, o técnico Tite já externou a necessidade de a diretoria do Corinthians contratar um jogador experiente para a posição, já que as constantes lesões fazem com que ele tenha poucas opções no setor.

Com a zaga em alta, o Corinthians conseguiu evoluir no campeonato e saltar para a liderança isolada do Paulistão. Tite definiu o que ele quer que seus jogadores mantenham para as próximas partidas.  “Humildade e ambição. Esses aspectos têm que caminhar juntos”, resumiu.