Topo

Paulista - 2019

Em time de baixinhos, Danilo vira centroavante a mando de Felipão

Bom no cabeceio, o zagueiro Danilo (d) virou centroavante no final do jogo contra o Santo André - Fabio Braga/Folhapress
Bom no cabeceio, o zagueiro Danilo (d) virou centroavante no final do jogo contra o Santo André Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Paula Almeida

Em São Paulo

06/03/2011 14h18

Quem acompanhou o empate sem gols entre Palmeiras e Santo André na noite do último sábado pode não ter entendido muito bem por que, na reta final da partida, o zagueiro Danilo abandonou a defesa e virou o principal centroavante do time. Mas após o duelo, o camisa 23 explicou que a mudança de posição foi determinada pelo técnico Luiz Felipe Scolari.

Sem Miguel, sacado no intervalo, o time alviverde ficou com jogadores baixos em campo no seu setor ofensivo. Como os defensores do Santo André eram mais altos e faziam uma marcação intensa, os palmeirenses perdiam todas as disputas. Foi então que Felipão, já sem alterações para fazer, mexeu nas próprias peças que estavam no jogo.

“Foi ordem dele, porque a gente estava com dificuldade de furar a defesa deles e não tinha quem fizesse o trabalho de pivô, já que a gente não tinha o Kleber [vetado]”, explicou Danilo, revelando que a troca de função já vinha sendo preparada desde a última quarta-feira, quando o Palmeiras enfrentou o Comercial-PI pela Copa do Brasil. Com as duas expulsões do time piauiense, porém, a vida dos palmeirenses ficou mais fácil, e eles golearam por 5 a 1, sem que o zagueiro virasse centroavante.

“Jamais vou tomar uma decisão dessa por conta própria. Desde o jogo do Comercial-PI ele já tinha me falado que se estivesse difícil, a gente ia se lançar com o Assunção levantando bolas na área”, detalhou Danilo.

A mudança, porém, não surtiu efeito contra o Santo André. Danilo chegou a fazer um gol de cabeça, após cruzamento de Patrik, mas o árbitro já assinalava corretamente um impedimento do zagueiro.

Com o empate sem gols, o Palmeiras despencou do terceiro para o quinto lugar na classificação do Campeonato Paulista com 22 pontos, três a menos que o líder Corinthians.