Topo

Paulista - 2019

Valdivia brilha, Palmeiras vira partida em três minutos e finda jejum

Valdivia (e) comemora seu gol com Vinícius na vitória do Palmeiras sobre o Noroeste - AE
Valdivia (e) comemora seu gol com Vinícius na vitória do Palmeiras sobre o Noroeste Imagem: AE

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

09/03/2011 21h22

A apresentação não foi impecável, mas com um segundo tempo de encher os olhos da torcida, o chileno Valdivia assegurou a vitória do Palmeiras sobre o Noroeste nesta quarta-feira, em Bauru. Em três minutos, o meia cobrou uma falta com perfeição e ainda deu um gol de presente para Vinicius, permitindo ao time de Palestra Itália uma virada no fim do jogo e a vitória por 2 a 1.

Com este resultado, o Palmeiras confirma a fama de visitante indigesto, com seis triunfos, dois empates e nenhuma derrota fora de seus domínios no Campeonato Paulista 2011, e ainda quebra uma incômoda série de três jogos sem vitórias no Estadual.

Pior para o Noroeste, que pela segunda partida consecutiva bobeou e cedeu um bom resultado ao adversário. Na sexta-feira passada, os comandados do técnico Lori Sandri também venciam o Mirassol, por 2 a 0, e cederam o empate ao rival.

A vitória levou o Palmeiras à terceira colocação com os mesmos 25 pontos do líder Corinthians e do Santos, que estão à frente pelo saldo de gols. O São Paulo, que joga na quinta-feira, também pode igualar essa pontuação e passar o time alviverde, que de qualquer maneira subiu em relação à rodada passada com a derrota do Mirassol.

No sábado, o Palmeiras recebe o São Bernardo às 18h30 no estádio do Canindé. Já o Noroeste, que estacionou no 16º lugar, visita o Linense no mesmo dia e horário.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
1min - Após boa troca de passes na entrada da área, Luan põe uma bola enfiada para Adriano, e ele chuta à direita do gol.
17min -GOOOLLL!! Ricardinho cruza da esquerda, Deola espalma e Vandinho chuta de fora da área. Giovanni desvia no meio do caminho de letra e abre o placar em Bauru.
39min - UHHH!! Marcos Assunção cobra falta da entrada da área, e a bola passa muito perto da trave direita de André Luis.
SEGUNDO TEMPO
6min - DEOLA!!! Giovanni deixa três marcadores do Palmeiras para trás e dispara uma bomba. Deola faz grande defesa e, no rebote, Diego chuta totalmente errado.
16min - Valdivia faz bela jogada individual e deixa Adriano na cara do gol, mas o atacante chuta errado, longe do gol de André Luis.
37min - GOOOLLL!!! Valdivia cobra falta com perfeição, sem defesa para André Luis, e empata.
40min - GOOOLLL!!! Valdivia parte com a bola dominada pelo meio, e rola para Vinícius, que dispara um chute forte e vira para o Palmeiras.

O jogo

Após dar um susto no goleiro André Luis em chegada de Adriano com um minuto de partida, o Palmeiras parou em campo e passou a ver o Noroeste jogar. Enquanto Valdivia esbarrava na marcação da zaga anfitriã, às vezes até com falta, Vandinho, Diego e Gleidson criavam jogadas pelo meio e pela esquerda e botavam pressão nos adversários.

E não demorou para que o sufoco se confirmasse em gol, justamente em jogada nascida do lado esquerdo. Aos 17min, em lance em que a zaga palmeirense pediu impedimento, Giovanni desviou de letra um chute de Vandinho e abriu o placar em Bauru.

Após o gol, com sentimento de missão cumprida, o Noroeste se fechou na defesa e permitiu um domínio maior do Palmeiras na posse de bola. No ataque, porém, os visitantes continuavam não oferecendo grande perigo ao goleiro André Luis e cometiam os mesmos erros de jogos passados, sem conseguir furar a marcação do Noroeste pelo meio nem pelo alto, em bolas alçadas em cruzamentos das laterais.

Na reta final do primeiro tempo, o Palmeiras ainda chegou a ameaçar em uma cobrança de falta quase perfeita de Marcos Assunção, mas a bola foi pra fora, e o Noroeste foi pro intervalo com vantagem no marcador.

Na saída para os vestiários, o técnico Lori Sandri explicou como fez para segurar o Palmeiras no primeiro tempo. “Nós estamos conseguindo neutralizar porque eles não têm um homem de referência e a criação das jogadas fica muito a cargo do Valdivia”, comentou o treinador, que ainda criticou sua equipe por recuar tanto após o gol. “Não podemos ficar aqui atrás, esperando o Palmeiras. Depois do gol, ficamos sem trabalho de bola do meio pra frente. Eu não quero ficar lá trás do jeito que eles estão fazendo”.

COMENTÁRIO DO BIRNER

Em suma, quando Valdívia cresceu, o mesmo aconteceu com o Palmeiras.

Para o segundo tempo, Felipão fez logo duas alterações, tirando Tinga e Luan, que perdera chance incrível na primeira etapa, para as entradas de Vinícius e Max Santos. As mudanças deram mais velocidade ao time e permitiram a Valdivia se aproximar mais da área. E esse foi o fator crucial do jogo.

Primeiro, o chileno conseguiu a expulsão de Matheus, deixando o Palmeiras com um homem a mais. Depois, ainda deixou Adriano na cara do gol, mas o atacante chutou pra longe.

Então o chileno resolveu sozinho. Em três minutos, marcou um gol de falta e deu uma assistência para Vinícius. Com os dois tentos na reta final do segundo tempo, o primeiro de Valdivia no ano e o primeiro de Vinícius pelo time principal, o Palmeiras assegurou a virada e a vitória por 2 a 1 em Bauru.

*Atualizada às 23h52