Topo

Paulista - 2019

S. Paulo minimiza questões extracampo e foca boa fase em campo contra o Ituano

Paulo César Carpegiani tenta levar o São Paulo ao sexto jogo invicto na temporada - Luiz Pires/Vipcomm
Paulo César Carpegiani tenta levar o São Paulo ao sexto jogo invicto na temporada Imagem: Luiz Pires/Vipcomm

Bruno Thadeu

Em São Paulo

10/03/2011 07h00

Paulo César Carpegiani acredita que o São Paulo atingiu seu melhor momento no ano, a ponto de minimizar eventual frustração na tentativa de repatriar Luís Fabiano. A série invicta de cinco jogos reforça o pensamento do técnico. Diante do Ituano, nesta quinta, às 21h50, no Morumbi, o time tricolor tenta contornar incertezas extracampo.

AS INDEFINIÇÕES DE CARPEGIANI

  • Folha Imagem

    Falou muito - Carpegiani conta que Alex Silva se excedeu nos comentários no Twitter e revelou que zagueiro coleciona várias ausências em treinos

  • Vipcomm

    Quando volta? - Rivaldo era esperado para domingo, mas teve seu tratamento físico estendido. Ele não atua como titular há cinco jogos

  • Menos concentração? - O técnico quer que o time fique menos em hoteis às vésperas de jogo, mas ainda não se sente seguro após fazer algumas observações no elenco tricolor

Alex Silva, Rivaldo e concentração são temas que Carpegiani quer resolver.

Alex Silva foi cortado da partida desta quinta-feira. Oficialmente, Carpegiani alega que o descarte ocorreu meramente por uma questão de “avaliação de todo o elenco”. Mas os comentários recentes feitos pelo zagueiro no Twitter e as ausências nos treinos incomodaram o treinador.

O zagueiro faltou a duas atividades, alegando que o filho estava doente no Carnaval. Carpegiani diz que Alex Silva demorou a justificar as faltas, gerando interpretações neste período de celebrações carnavalescas.

O treinador desconfia que alguém dentro do clube acionou Alex Silva a se desculpar perante a comissão técnica, evitando maiores problemas.

“Não houve castigo com o Alex Silva, porque aí o São Paulo seria o maior prejudicado. Essa fase do campeonato permite que eu faça avaliações no elenco. Os contratos do Alex Silva e o Miranda estão vencendo. Quero ver as outras opções para ter uma resposta na ponta da língua caso a diretoria me pergunte sobre reforços para zaga”, argumentou Carpegiani, explicando o motivo pelo qual sacará Alex Silva, optando por Xandão na zaga para esta quinta.

O plano de encurtar os períodos de concentração ainda não foi adotado como Carpegiani deseja. A ideia é reunir todo o elenco apenas na noite anterior aos jogos. A mudança tem sido devagar. Para implantar sistema mais leve de confinamento, é preciso ter plena confiança no elenco, frisa o técnico, que não se sente à vontade para adotar regime liberal. 

Para a partida no Morumbi, o São Paulo terá vários desfalques. Fernandão, Fernandinho, Carlinhos Paraíba e Rivaldo foram vetados por ordem médica. Rivaldo até poderia retornar no domingo, mas o treinador prefere que o meia ganhe uns dias a mais de recuperação para voltar “inteiro”.

Principal reforço do clube, Rivaldo se recupera de estiramento muscular, dores que surgiram em 13 de fevereiro, na vitória sobre a Portuguesa, 3 a 2.

Dentro do grupo que se classifica à próxima fase do Estadual, o São Paulo pretende usar as próximas rodadas para fazer experimentações. Xandão e Wellington serão testados entre os titulares. Ilsinho ganha nova chance.

“Estou numa fase que preciso dar uma olhada. Têm alguns jogadores que estão esperando oportunidade e eu não vi e essa fase me permite isso”.

SÃO PAULO X ITUANO

São Paulo

Rogério Ceni; Xandão, Rhodolfo, Miranda e Juan; Wellington, Jean, Ilsinho e Lucas; Dagoberto e William José

Técnico: Paulo César Carpegiani

Ituano

Marcelo Bonan; Max Ferraz, César Gaúcho e Anderson Salles; Éder Sciola, Júnior Urso, Adoniram, Jefferson e Leomir; Leandrinho e Malaquias.

Técnico: Ruy Scarpino

Data: Quinta-feira, 10 de março de 2010

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo

Horário: 21h50 (horário de Brasília)

Árbitro: Welton Wohnrath

Assistentes: Fábio Freire e William Turola