Topo

Paulista - 2019

Palmeiras sofre empate contra o São Caetano e 'descola' dos líderes do Paulistão

Lance do jogo São Caetano x Palmeiras pelo Paulistão; empate por 1 a 1 - Rubens Cavallari/Folhapress
Lance do jogo São Caetano x Palmeiras pelo Paulistão; empate por 1 a 1 Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo *

20/03/2011 17h50

Com falhas na defesa e problemas no ataque, o Palmeiras não conseguiu sair do empate por 1 a 1 contra o São Caetano neste domingo no ABC paulista e com isso descolou do pelotão dos líderes do Campeonato Paulista.

O empate neste domingo deixou o Palmeiras com 29 pontos na segunda colocação da tabela do Paulistão, dois atrás do líder Corinthians. Mas o time alviverde pode ser superado pelo São Paulo, que ainda joga pelo encerramento da rodada. Já o São Caetano passou a somar 17 e segue nas posições intermediárias, fora do G-8.

O Palmeiras tem tudo para melhorar esse panorama, pois fará as duas próximas partidas em casa (Linense na quarta e Bragantino no sábado). O São Caetano jogará outra vez em casa, pois receberá a equipe de Bragança Paulista na quarta. Todas as partidas terão acompanhamento do Placar UOL Esporte.

Sem o meia Valdivia, que está machucado, o técnico Luiz Felipe Scolari decidiu manter o meia-atacante Luan entre os titulares, promovendo as voltas dos laterais Cicinho e Gabriel Silva e do centroavante Adriano em relação ao time que venceu o Uberaba pela Copa do Brasil.   

O jogo ficou mais fácil para o Palmeiras logo no início, pois em um lance isolado o atacante Kleber sofreu pênalti, converteu e deixou o time alviverde na frente do placar no ABC paulista.

VEJA OS PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
6min - GOOOOOOOOL DO PALMEIRAS!!!! Kleber se enrosca com o marcador e o árbitro anota pênalti, que ele mesmo converte
14min - LUIS! Marcos Assunção recebe na entrada da área e solta a bomba, obrigando o goleiro a espalmar para o lado
18min - DEOLA! Bola sobra na área para Jean Rolt, que cabeceia e obriga Deola a fazer uma belíssima defesa e evitar o gol de empate
35min - NA TRAVE! Eduardo recebe bola desviada de cabeça e chuta. A bola acerta a trave de Deola
36min - GOOOOOOOOL DO SÃO CAETANO!!!
Em escanteio cobrado da direita, Artur acerta cabeçada. Deola tenta espalmar sem sucesso
SEGUNDO TEMPO
20min - PARA FORA! Marcos Assunção cobra falta por baixo e a bola passa raspando a trave
23min - PERDE GOL FEITO! Artur recebe livre na área, mas chuta para fora e perde grande chance
42min - DEOLA! Luciano Mandi cabeceia com força e o goleiro do Palmeiras faz outro milagre

Depois do gol, o confronto passou a ficar muito aberto, com boas chances de gol para ambas as partes. Os goleiros Deola e Luis apareceram pelo menos uma vez com grandes defesas que deixaram o placar inalterado.

Em dois lances seguidos, o São Caetano martelou até conseguir o gol de empate para fazer justiça ao panorama da partida. No primeiro, Eduardo acertou a trave. Em seguida, Artur se redimiu do pênalti que cometeu em Kleber para fazer o 1 a 1 no Anacleto Campanella.

Irritado com o desempenho do meio campo do Palmeiras, Felipão mandou os reservas se aquecerem antes do final do primeiro tempo, especialmente Tinga, que acabou entrando na vaga de Adriano no início da segunda etapa.

Pelo lado do São Caetano, a recomendação era caprichar mais para tentar a virada. “Tomamos um gol de falta de atenção. Temos que trabalhar mais a bola, não errar passe, caprichar um pouco mais que dá para virar o jogo”, declarou o goleiro Luis na saída do intervalo.

A partida recomeçou muito truncada, praticamente sem chances de gol para ambos os lados, pois o São Caetano se preocupou em defender e contra-atacar, mas o Palmeiras não conseguiu passar pelo ferrolho defensivo rival.

Os zagueiros Thiago Heleno e Anderson Marques se estranharam na área do São Caetano e o árbitro Guilherme Ceretta de Lima não pensou duas vezes em expulsar a dupla. Logo depois, Felipão sacou Cicinho para colocar o volante/zagueiro Chico.

Com dez jogadores para cada lado, a partida mudou de figura e passou a ficar mais aberta. São Caetano e Palmeiras perderam três boas chances – o time do ABC com Artur e a equipe alviverde com Marcos Assunção e Gabriel Silva.

Felipão ainda promoveu a entrada de Max Santos na vaga de Luan, mas nem suas mudanças quanto as três do técnico Ademir Fonseca não surtiram o efeito desejado e Palmeiras e São Caetano não saíram do empate por 1 a 1 no ABC, com direito a uma grande defesa de Deola perto do fim da partida.

Destaque do Palmeiras na partida, Deola foi ovacionado pelos torcedores palestrinos presentes no Anacleto Campanella e agradeceu o apoio. "É bom por causa do trabalho. Hoje a torcida gritou meu nome, no jogo passado o do Kleber. É bom a torcida estar reconhecendo todo o nosso esforço".

* Atualizada às 18h34