Topo

Paulista - 2019

Zaga resiste à mudança de peças e se firma como ponto forte do Palmeiras

Os zagueiros do Palmeiras: Leandro Amaro, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Danilo - Arte UOL
Os zagueiros do Palmeiras: Leandro Amaro, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Danilo Imagem: Arte UOL

Paula Almeida

Em São Paulo

25/03/2011 07h01

Cinco nomes diferentes já passaram pela zaga palmeirense em 2011, mesmo em um time que joga com sistema de dois zagueiros. Ainda assim, a equipe tem a defesa menos vazada da temporada (6 gols no Paulista e 2 na Copa do Brasil) entre os times paulistas, uma das mais fortes de todo o país neste início de ano.

Na última quarta-feira, Leandro Amaro foi testado como titular pela primeira vez em 2011, juntando-se a Danilo, Thiago Heleno, Maurício Ramos e Chico (que jogou na Copa do Brasil), e a defesa alviverde mais uma vez não foi furada, permitindo ao time vencer o Linense por 3 a 0.

ESTATÍSTICAS DOS ZAGUEIROS PALMEIRENSES NO PAULISTA (pelo Datafolha)

----------------------------------------------------
DANILO
MAURÍCIO RAMOS
THIAGO HELENO
LEANDRO AMARO
FUNDAMENTOS
JOGOS DISPUTADOS127104*
GOLS SOFRIDOS5 (0,4)3 (0,4)4 (0,4)2 (0,5)
GOLS MARCADOS1000
BOLAS PERDIDAS9 (0,7)5 (0,7)10 (1,0)1 (0,2)
CARTÕES3 amarelosnenhum1 vermelhonenhum
DESARMES165 (13,7)126 (18,0)136 (13,6)16 (4)
FALTAS COMETIDAS15 (1,2)11 (1,6)9 (0,9)0 (0)
APROVEITAMENTO NOS PASSES83,4%90,4%85,5%100%

Os números mostram a igualdade entre os defensores do Palmeiras no Paulistão, o que pode comprovar a qualidade do setor e garantir um certo alívio ao técnico Luiz Felipe Scolari.

Titular contra o Linense para substituir o suspenso Thiago Heleno, Leandro Amaro aponta a consciência de marcação do grupo como o principal fator responsável pela baixa média de gols sofridos.

“Vem do conjunto, do grupo, com uma marcação que começa lá na frente e que não deixa a bola quase chegar lá atrás”, apontou o zagueiro, que foi bastante elogiado por Felipão.

“Ele fez por merecer estar no grupo. No ano passado, ele foi titular nos últimos jogos do ano e foi bem. Essa é a imagem que eu tenho dele, tenho confiança para colocá-lo quando eu precisar”, avaliou o treinador. “Eu me orgulho de ele ter me elogiado”, respondeu o camisa 36.

Principal beneficiado pela boa performance dos zagueiros, o goleiro Deola também exalta o espírito coletivo da equipe na hora de se defender.

“Acho que está todo mundo ajudando. Quando começa a marcar desde o ataque, as coisas dão certo. Está todo mundo empenhado na marcação, e o gol sai naturalmente. Uma defesa bem postada ajuda bastante”, comentou o camisa 12.

As atuações seguras de Thiago Heleno e Leandro Amaro, o constante uso de Chico como zagueiro nos treinos e o retorno de Maurício Ramos à equipe, após se machucar e ser colocado à disposição para uma possível negociação, dão a Felipão a possibilidade de se virar com o que tem quando Danilo for para a Udinese em julho.