Topo

Paulista - 2019

Torcida comparece, Thiago Heleno marca 2, e Palmeiras garante vaga com 3 a 0

Thiago Heleno (d) fez 2 gols contra o Bragantino e ofuscou as estrelas do Palmeiras - Rivaldo Gomes/Folhapress
Thiago Heleno (d) fez 2 gols contra o Bragantino e ofuscou as estrelas do Palmeiras Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Gustavo Franceschini

Em São Paulo

26/03/2011 20h23

O Palmeiras cumpriu seu papel, bateu o Bragantino em casa por 3 a 0 neste sábado, está classificado à segunda fase e assumiu a liderança do Campeonato Paulista. O triunfo não teve o brilho que o placar pressupõe, mas  premiou os 10.460 pagantes que compareceram ao Canindé.

Agora o time de Luiz Felipe Scolari soma 35 pontos, na primeira colocação. O Corinthians, segundo com 34, joga no domingo contra o São Paulo. A pontuação também deixa o Palmeiras mais de 12 pontos à frente do nono colocado, com três rodadas até o fim da primeira fase do Estadual, o que coloca o clube alviverde nas quartas.

Como a vaga já estava próxima, Felipão usou o clima de festa para tentar motivar o público. Até então, somente o clássico contra o Corinthians, no Pacaembu, havia superado os 10 mil pagantes. Neste sábado, o público preencheu boa parte das arquibancadas, como havia pedido o treinador.

E, mesmo diante da passividade do time, a torcida não repetiu comportamentos anteriores. Em vez de críticas e xingamentos, seguiu fazendo barulho e aplaudindo a iniciativa dos voluntariosos palmeirenses em campo. Tudo em nome da eficiência que Felipão vem exigindo do elenco, que até agora tem respondido à altura, apesar da sua limitação.

Quem compareceu ao Canindé, no entanto, não deve ter saído satisfeito, apesar do resultado elástico.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
2min - GOOOLLLL!!! Thiago Heleno cobra falta da intermediária com força e acerta no canto direito de Gilvan.
35min - Em ataque pela direita, Léo Jaime corta a marcação para o meio e arrisca o chute, mas a bola passa à esquerda do gol de Deola.
40min - UUHHHH!!! Após troca de passes no ataque, Chico domina na intermediária e bate rasteiro de esquerda. Gilvan cai no canto direito, se estica e joga para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
16min - Da entrada da área, Marcelinho arrisca um chute forte. Bem colocado, Deola cai no seu canto esquerdo e faz a defesa em dois tempos.
35min - GOOOLL!!!! Lincoln cobra a falta para dentro da área e Thiago Heleno cabeceia com precisão no ângulo esquerdo para ampliar o placar no Canindé.
42min - GOOOLLLL!!! Patrik rola para João Vitor, que fica livre com a bola de frente para o gol e coloca a bola no canto esquerdo, liquidando a partida.

Em um dos primeiros lances do jogo, aos 2min, Thiago Heleno acertou uma bomba de falta no canto direito de Gilvan, traído pela barreira que abriu. Daí em diante, porém, o Palmeiras pouco fez, especialmente no primeiro tempo.

Escorada em sua boa defesa (a melhor do Paulista com só seis gols sofridos), a equipe recuou como se estivesse diante de um gigante. O papel de centroavante isolado foi cumprido ora por Kléber, ora por Adriano, sem sucesso para ambos. Lincoln esbarrava em sua falta de velocidade, enquanto Patrik não conseguiu repetir o bom jogo da última quarta, contra o Linense.

Lá atrás, no entanto, Chico, Márcio Araújo, Thiago Heleno, Leandro Amaro e, principalmente, Deola, não decepcionaram. O Bragantino foi ineficaz e apostou em Léo Jaime pela esquerda. Só que em todos os lances agudos Deola foi seguro, inclusive nas saídas de gol.

No segundo tempo, Felipão ainda tentou mudar a cara do time colocando Luan no lugar de Adriano. O substituto do Michael Jackson até ajudou, aproximou-se de Kléber e Lincoln e melhorou o ataque palmeirense.

Só que o gol só sairia pelo alto, e de novo com Thiago Heleno. Aos 35min, o zagueiro completou uma cobrança de falta de Lincoln e marcou o seu segundo. Depois disso, o desarrumado Bragantino viu o Palmeiras trabalhar a bola no ataque e encontrar João Victor livre. Da entrada da área, o volante definiu o marcador.

A etapa final ainda teve um lance bizarro, protagonizado por Magno de Sousa Lima, o árbitro do jogo. Aos 27min, o Bragantino tentou uma jogada ensaiada que deixou um atacante em condições de bater, com liberdade, na entrada da área. Só que o juiz, distraído, desviou a bola e atrapalhou o time visitante, provocando aplausos das arquibancadas.

Agora Felipão, Kléber e companhia terão uma semana toda de preparação para o clássico do próximo domingo. Como não atua pela Copa do Brasil, o Palmeiras descansa e treina até encarar o Santos, no seu último clássico da primeira fase, que pode ter as duas equipes já classificadas.