Topo

Paulista - 2019

Após cinco anos, São Paulo x Corinthians deixa capital e preocupa autoridades

Reduzir a carga de ingressos da torcida do Corinthians para 5% foi uma solicitação do MP - Fábio Braga/Folhapress
Reduzir a carga de ingressos da torcida do Corinthians para 5% foi uma solicitação do MP Imagem: Fábio Braga/Folhapress

Carlos Padeiro

Em São Paulo

27/03/2011 07h10

Neste domingo, às 16h, a Arena Barueri pela primeira vez receberá o clássico São Paulo x Corinthians. Como se trata de um território novo para receber os rivais da capital paulista, as autoridades prepararam um esquema especial para evitar brigas entre torcedores.

A última vez que tricolores e alvinegros se enfrentaram longe da cidade de São Paulo ocorreu em maio de 2006 – o São Paulo ganhou por 3 a 1, em São José do Rio Preto.

Para o confronto em Barueri, município da Grande São Paulo, a medida mais importante foi reduzir a carga de ingressos para os torcedores do Corinthians de 10% para 5% (menos de 2 mil entradas). Além disso, pessoas sem ingresso não terão acesso às proximidades do estádio.

“Evidentemente para os clássicos no Morumbi e no Pacaembu já existe um estudo, uma logística pronta. O que fizemos foi recomendar 5% para a torcida visitante. Isso permitiu um plano de ação mais eficaz e rigoroso”, explicou o promotor Paulo Castilho, do Ministério Público de São Paulo.

 

SEGURANÇA E DIÁLOGO COM TORCIDAS

  • Paula Almeida/UOL

    Ciente da importância do jogo, a administração de Barueri apostou em uma segurança maior e até no papo com as torcidas para o clássico deste domingo.

    Segundo a secretaria de Esporte de Barueri, o efetivo de segurança será formado por de 350 a 380 homens da Polícia Militar, da Tropa de Choque Rocam (Rondas Ofensivas com Apoio das Motocicletas), da Cavalaria, além de 150 homens da Guarda Municipal e 50 fiscais de trânsito.

A partir de 2009, o presidente Juvenal Juvêncio decidiu oferecer aos corintianos 10% da carga de ingressos para clássicos no Morumbi. O fato irritou Andrés Sanchez, que prometeu nunca mais utilizar o estádio. Assim, os clássicos com mando do Corinthians passaram a ser realizados no Pacaembu, com 10% dos bilhetes aos são-paulinos.

“Dessa vez diminuímos para 5%, e o Juvenal explicou ao Andrés mostrando o ofício do Jecrim [Juizado Especial Criminal]. Serão mil e poucos torcedores do Corinthians, praticamente um jogo de uma torcida só”, informou Castilho.

Segundo o promotor do MP, mais de 500 pessoas trabalharão na segurança. Membros de organizadas se deslocarão para Barueri de trem e escoltados.

“A guarda municipal de Barueri contará com 160 homens, além do reforço da Polícia Militar. Haverá um cordão de isolamento, de modo a impedir que torcedores sem ingresso apareçam para tumultuar”, finalizou