Topo

Paulista - 2019

Decisão na Libertadores e tabu movem Santos contra o líder Palmeiras

História do tabu tem Neymar expulso, Armeration e triunfo de encher olhos de Felipão - Arte UOL
História do tabu tem Neymar expulso, Armeration e triunfo de encher olhos de Felipão Imagem: Arte UOL

João Henrique Marques e Luiza Oliveira

Em Santos e em São Paulo

03/04/2011 07h03

O Santos concentra todos seus esforços no jogo de quarta-feira contra o Colo-Colo pela Copa Libertadores. Neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, a equipe terá um teste de luxo no clássico contra o Palmeiras com ingredientes que tornam sua vida ainda mais difícil. O rival é líder do Campeonato Paulista e defende um tabu que já dura dois anos.

VEJA QUEM JOGA O CLÁSSICO NA VILA

  • RICARDO SAIBUN/AGIF/AE

    Depois de virar motivo de polêmica entre Felipão e Martelotte, Maikon Leite está confirmado no jogo

  • Almeida Rocha/Folhapress

    Deola segue no gol do Palmeiras, já que Marcos só fez seu primeiro coletivo no meio desta semana

O clássico terá o papel fundamental de levantar a auto-estima do Santos ou deixá-lo ainda mais desacreditado para o torneio continental. Isso porque o time tem a obrigação de vencer o Colo-Colo, já que ainda não conseguiu uma vitória sequer e está quatro pontos atrás do líder do grupo 5 e a três do segundo colocado. Restam três rodadas para o fim da fase de grupos.

Mas para chegar embalado, terá que quebrar um incômodo tabu. O último triunfo santista sobre o Palmeiras foi em abril de 2009. Naquele mês, o alvinegro venceu as duas partidas das semifinais do Campeonato Paulista. Mas desde então, foram cinco jogos e nenhum triunfo do time litorâneo.

Vale lembrar que o Palmeiras foi o único representante do trio de ferro paulistano a não perder para o Santos no ano passado, quando a equipe era a grande sensação do futebol brasileiro.

O clássico ainda vale a permanência na liderança da competição para o Palmeiras e pode ser a última chance para os comandados de Marcelo Martelotte ultrapassarem o rival na primeira fase da competição. A equipe do litoral é a quarta colocada com 34 pontos, apenas a um ponto de distância do adversário.

O técnico Luiz Felipe Scolari ressaltou o equilíbrio do duelo. “Tem de ter ambiente e uma equipe organizada para ganhar a partida. São muito bons os dois (Ganso e Neymar), os melhores do Brasil, mas hoje também se comenta que temos uma boa equipe. Dá para enfrentar os bons jogadores adversários”, disse.

GRANDES DISPUTAM A PONTA DO PAULISTÃO

1º - Palmeiras - 35 pontos
2º - São Paulo - 34 pontos
3º - Corinthians - 34 pontos
4º - Santos - 34 pontos

Felipão tem duas baixas importantes. Marcos voltou aos treinos apenas nesta semana após se recuperar de lesão e ainda não tem condições de jogo, assim como o meia chileno Valdivia que continua realizando um trabalho especial de fortalecimento muscular. Deola segue no gol e Lincoln atua no meio campo.

No lado santista, mesmo nas vésperas do compromisso na Libertadores, Martelotte não vai poupar jogadores. O interino ignorou a pressão de Luiz Felipe Scolari e decidiu escalar o atacante Maikon Leite, que já tem contrato com o Palestra a partir do meio do ano.

Sem suspensos, os desfalques são restritos a determinações médicas. Jonathan, Arouca e Diogo estão vetados. A única dúvida é quem será o parceiro de Neymar. Zé Eduardo e Keirrison disputam a posição.

“A equipe está praticamente definida. Só estamos segurando isso (definição do último titular), pois muda a maneira do time jogar. Essa é a opção que a gente tem para pensar melhor. Não é questão de mistério”, destacou o técnico.

SANTOS X PALMEIRAS

Data: domingo, 03/04/11
Local: Vila Belmiro, em Santos/SP
Horário: 16h
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Giulliano Neri Colisse e Fabio Rogerio Baesteiro

SANTOS
Rafael; Pará; Durval, Edu Dracena e Léo; Adriano, Danilo, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo (Keirrison)
Técnico: Marcelo Martelotte

PALMEIRAS
Deola; Cicinho, Danilo, Thiago Heleno e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Lincoln e Patrik; Kleber e Adriano
Técnico: Luiz Felipe Scolari