Topo

Paulista - 2019

Após alternar bons e maus momentos, Tinga e Luan tentam consolidação no Palmeiras

Luan foi muito bem no início do Paulista, mas teve uma queda de produção e foi para a reserva. Agora, voltou ao time titular e não quer perder a chance - Fabio Braga/Folhapress
Luan foi muito bem no início do Paulista, mas teve uma queda de produção e foi para a reserva. Agora, voltou ao time titular e não quer perder a chance Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Paula Almeida

Em São Paulo

15/04/2011 18h17

Dois jogadores do Palmeiras já passaram do céu ao inferno nesta temporada. Luan e Tinga foram exaltados pelo técnico Luiz Felipe Scolari no início do ano, ganharam a titularidade, mas acabaram sofrendo uma queda de rendimento e chegaram a cair em desgraça com a torcida. Passadas mais algumas semanas, os dois estão de volta à equipe principal e não querem perder a nova oportunidade que ganharam.

Em comum, Luan e Tinga integram setores muito disputados do elenco alviverde. O atacante tem entre seus ‘concorrentes’ Kleber, Adriano, Vinícius e o recém-chegado Wellington Paulista, além de Miguel e Max Santos. Já o meia, que é volante de origem, disputa vaga com Valdivia, Patrik e Lincoln, e ainda vê chances quase nulas de voltar a sua antiga posição devido à titularidade absoluta de Márcio Araújo e Marcos Assunção.

“Nossa equipe está com muita qualidade na frente e atrás, então sair do time nesse momento, fica difícil voltar depois”, atestou Luan, que tem jogado como ponta esquerda, em função diferente da que exercia no São Caetano e no Toulouse (FRA), onde era o goleador.

“No começo, foi difícil pra mim deixar de fazer gols para fazer essa função [de ajudar o lateral esquerdo e apoiar o ataque]. Mas coloquei na cabeça que eu tinha que fazer essa função da melhor maneira possível. O Felipão me pediu para jogar nessa posição e tem dado certo”, completou.

O meia Tinga também teve de mudar seu estilo de jogo. Marcador, hoje aparece mais no apoio aos atacantes, trabalho ao qual ele diz estar adaptado. “Eu ajudo a marcar, mas quando tem que ir pra frente, eu consigo e acho que tenho feito bem, estou me adaptando a essa função”, comentou o meio-campista.

Tinga tem aproveitado as lesões de companheiros para segurar a titularidade. Já ocupou a vaga de Valdivia, de Lincoln e hoje se garante no time enquanto Patrik se recupera de um problema muscular. “Venho fazendo o meu melhor nos treinos, mas às vezes as coisas não acontecem do jeito que a gente quer, então aí vai pra reserva mesmo. Infelizmente o Patrik se machucou e eu tenho aproveitado, mas quando ele voltar, terei a consciência de que fiz meu trabalho”.

Luan e Tinga devem ser titulares no jogo do Palmeiras neste domingo contra a Ponte Preta, às 16h, em Campinas, pela 19ª rodada do Campeonato Paulista, mas devem atuar em um time misto. Lincoln, com dores musculares, Gabriel Silva, suspenso, e Márcio Araújo, poupado por ter jogado todas as partidas da temporada, já estão fora. Valdivia, que não treinou em campo nesta sexta-feira na Academia de Futebol, é outro que tem grande chance de não jogar.

Felipão só anunciará a equipe no dia do jogo, mas o técnico já avisou que poupará qualquer jogador que não estiver com 100% condições de ir a campo. O Palmeiras já garantiu uma das duas primeiras colocações do Estadual, e o treinador está mais preocupado com o duelo de quinta-feira contra o Santo André, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.