Topo

Paulista - 2019

Federação ameaça, mas TJD poupa Carpegiani: "Não dá para colocar mordaça"

Carpegiani foi um crítico ferrenho ao regulamento do Paulistão e pode ser punido por reclamações - Luiz Pires/Vipcomm
Carpegiani foi um crítico ferrenho ao regulamento do Paulistão e pode ser punido por reclamações Imagem: Luiz Pires/Vipcomm

Luiza Oliveira

Em São Paulo*

18/04/2011 17h14

O presidente da Federação Paulista de Futebol Marco Polo Del Nero não gostou nada das reclamações do técnico Paulo César Carpegiani sobre o regulamento do Campeonato Paulista. Ele disse que o treinador do São Paulo deveria se explicar com o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo. Mas o órgão ainda não vê motivos para punir o comandante.

O procurador geral da entidade Antônio Carlos Meccia reprovou as declarações do treinador, mas não considera justa a punição. “Ele falou sem pensar. O clube dele aprovou o regulamento. Agora vai reclamar do que? Mas por enquanto não vejo nada para denunciar. Não é ofensa, nem desabafo. Foi uma força de expressão e ele deve estar arrependido. Não dá para colocar mordaça. Do contrário, ninguém fala”, disse.

O São Paulo terminou a fase de classificação do Paulistão na primeira colocação, mas ainda assim seu comandante demonstrou grande insatisfação com o regulamento que prevê jogo único nas fases quartas de final e semifinal.

"Quem fez esse campeonato brincou de boneca até os 30 anos", disse Carpegiani. “Poderia ser feito um campeonato muito melhor. Estamos em primeiro e reclamando. Deveria ser melhor estudado e reestruturado. As pessoas que comandam foram de uma infelicidade muito grande. A gente joga 19 jogos para que?”, reclamou, após o empate por 1 a 1 contra o Oeste, no domingo.

TJD REDUZ PENA, E SP JOGA EM BARUERI

  • UOL

    Após garantir o primeiro lugar da primeira fase do Campeonato Paulista, o São Paulo conseguiu nesta segunda-feira, uma nova e importante vitória. No Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/SP), os auditores votaram, por unanimidade, para reduzir a punição ao clube tricolor, de dois para um jogo com perda de campo, e agora o clube poderá mandar na Arena Barueri o jogo contra a Portuguesa pelas quartas de final do Paulistão. A multa foi reduzida de R$ 10 mil para R$ 5 mil.

Marco Polo Del Nero mostrou irritação com a declaração e chegou até a fazer ameaças nesta segunda-feira. “Não respondo esse tipo de coisa. Talvez o Tribunal de Justiça possa responder. Ele foi infeliz”, disse. O presidente da FPF também ironizou os elogios do técnico ao Campeonato Carioca: "Que ele vá trabalhar no Rio".

A grande birra de Carpegiani é em relação às vantagens do primeiro colocado. Com a liderança, o único benefício que o São Paulo terá é atuar em casa no jogo válido pelas quartas de final e semifinal. Mas o clube do Morumbi ainda tem que cumprir um jogo de suspensão pelo mau comportamento de sua torcida no clássico contra o Corinthians. Por isso, ainda há chances de mandar a próxima partida fora de São Paulo.

Nas semifinais, a fórmula é a mesma. O São Paulo terá o mando de campo se passar de fase. Mas com um empate, a vaga será decidida em disputa de pênaltis. Apenas na grande final, o regulamento prevê jogos de ida e volta.

*Atualizada às 20h37