Topo

Paulista - 2019

Palmeiras e Corinthians fazem clássico do meio ambiente e gols e defesas viram árvores

Rivais se juntam no "Jogando pelo Meio Ambiente", que planeja plantar 50 mil árvores - Fernando Pilatos/UOL
Rivais se juntam no "Jogando pelo Meio Ambiente", que planeja plantar 50 mil árvores Imagem: Fernando Pilatos/UOL

Carlos Padeiro

Em São Paulo

28/04/2011 07h51

O clássico de domingo entre Palmeiras e Corinthians, pelas semifinais do Campeonato Paulista, beneficiará a natureza. Os rivais estão juntos no projeto “Jogando pelo Meio Ambiente”, e o duelo no Pacaembu, a partir das 16h, resultará em centenas de árvores.

CRITÉRIOS PARA O PLANTIO DAS ÁRVORES

100 árvores para cada jogo de Corinthians ou Palmeiras em 2011
100 árvores para cada gol dos rivais
100 árvores para cada jogo em que os goleiros não são vazados
200 árvores para cada pênalti defendido pelos goleiros
Bônus: mil árvores para o título do Paulista, 3 mil para o Brasileiro e 3 mil para a Sul-Americana

Só pelo fato de a bola rolar já são 400 novas árvores.

O cálculo é o seguinte: quando Corinthians e Palmeiras entram em campo (para qualquer jogo, não apenas para o clássico) 100 mudas são plantadas por time. O número aumenta com gols e defesas. São mais 100 árvores para cada gol na temporada. Se Júlio César e Deola não forem vazados, são mais 100 árvores para cada goleiro, que receberam o status de padrinhos do projeto. Portanto, caso a partida de domingo termine 0 a 0, o saldo será de pelo menos 400 mudas.

Os camisas 1 também beneficiam o meio ambiente com 200 árvores para cada pênalti que defendem.

Em 2010, apenas o Corinthians fazia parte do programa, que conta com o apoio do Banco Cruzeiro do Sul. Segundo os responsáveis, foram plantadas 23 mil árvores na cidade de Salto do Pirapora, interior do Estado de São Paulo. Em 2011, com a presença do Palmeiras, a estimativa é que o número chegue a 50 mil.

“As árvores são plantadas duas vezes por ano, por questões técnicas. Neste ano, um dos dias escolhidos será 21 de setembro, o dia da árvore”, informou André Matos, um dos responsáveis pelo projeto.

Este será o primeiro clássico realizado depois que os arquirrivais se uniram no “Jogando pelo Meio Ambiente”. Mas o confronto anterior, vencido pelo Corinthians por 1 a 0, em 6 de fevereiro, já valeu. Apesar de o Palmeiras ter aderido ao programa em abril, o cálculo para o time alviverde levará em conta o ano inteiro.

No site oficial do time de Parque São Jorge, consta o número de árvores plantadas para cada atleta. Bruno César, por exemplo, é responsável por 1600 árvores.