Topo

Paulista - 2019

Clubes correm para liberar estádios interditados; Federação ameaça com jogos sem torcida

Estádio de Piracicaba é um dos oito interditados pela Federação Paulista de Futebol - Mastrangelo Reino/Folhapress
Estádio de Piracicaba é um dos oito interditados pela Federação Paulista de Futebol Imagem: Mastrangelo Reino/Folhapress

Vinicius Konchinski

Do UOL, em São Paulo

06/01/2012 06h00

Os oitos clubes que tiveram seus estádios interditados pela FPF (Federação Paulista de Futebol) estão correndo para liberá-los antes do início do Campeonato Paulista, dia 21. Se não conseguirem, a entidade fala até em realizar jogos sem torcida. Guarani, Ponte Preta, XV de Piracicaba, Oeste, Paulista, Catanduvense, Botafogo-SP e Bragantino ainda precisam acertar detalhes para poderem jogar em casa nas primeiras rodadas do torneio.

A FPF anunciou nesta quinta-feira que os estádios dos oitos times não têm seus laudos de segurança aprovados e, por isso, os locais não estão aptos a receber partidas. Quatro estádios (do Catanduvense, Guarani, Oeste e Paulista) também não têm laudo de prevenção de incêndios e outros dois (do Botafogo-SP e XV de Piracicaba), laudo de condições sanitárias. 

Para os dirigentes dos clubes, porém, as interdições não preocupam. Segundo eles, alguns dos estádios interditados estão em fase final de reforma. Outros já estão prontos, mas ainda não passaram por vistorias para serem liberados para os jogos deste ano.

CLUBES PREVEEM LIBERAÇÃO ANTES DE PRIMEIRO JOGO DO PAULISTA

ClubePrevisão para liberação do estádioData do primeiro jogo do Paulista
Botafogo-SPAté 20/0125/01 - 2ª rodada
BragantinoNão informado22/01 - 1ª rodada
CatanduvenseNesta sexta-feira22/01 - 1ª rodada
GuaraniAté 13/0121/01 - 1ª rodada
OesteAté 13/0128/01 - 3ª rodada
PaulistaAté 13/0125/01 - 2ª rodada
Ponte PretaAté 25/0125/01 - 2ª rodada
XV de PiracicabaAté 13/0121/01 - 1ª rodada

Em Itápolis, o Estádio Municipal dos Amaros, casa do Oeste, está pronto. O presidente do clube, Ernesto Garcia, disse que as obras no local já terminaram, foram aprovadas pelo Corpo de Bombeiros, mas que faltou tempo para que os laudos chegassem à FPF. “Essa interdição é uma questão burocrática”, disse.

Segundo Garcia, o estádio estará liberado até o próximo dia 13. Assim, não haverá problemas para que, no dia 28, o Oeste jogue em sua casa pela primeira vez no Paulista.

Já o Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, só deve estar liberado no próximo dia 20, menos de uma semana do primeiro jogo do Botafogo-SP em casa. O superintendente de futebol do clube, Henrique Salles, disse que o estádio “ainda passa por reformas”, mas que “vai estar pronto dentro de no máximo 15 dias”.

O vice-presidente do Departamento de Competições da FPF, Isidro Suita Martinez, já avisou que a tabela do Campeonato Paulista não será alterada pelas interdições. Segundo ele, caso os clubes não apresentem a documentação necessária para liberarem seus estádios, os jogos serão realizados com portões fechados.

Ele informou também que os clubes ainda poderão solicitar a FPF a alteração do local de suas partidas. Isso, contudo, não prejudicará a tabela do campeonato em “hipótese alguma", disse Martinez.