Topo

Paulista - 2019

Muricy copia Guardiola, promete reduzir concentrações e programa rodízio no elenco

Muricy muda o costume: "o jogador não precisa estar confinado para confiarmos nele" - EFE/KIMIMASA MAYAMA
Muricy muda o costume: 'o jogador não precisa estar confinado para confiarmos nele' Imagem: EFE/KIMIMASA MAYAMA

João Henrique Marques

Do UOL, em Santos (SP)

27/01/2012 06h00

Muricy Ramalho promete adotar alguns pontos da metodologia de sucesso que Josep Guardiola impôs no Barcelona. O treinador santista vai diminuir os períodos de concentração do elenco e visa estabelecer um rodízio no time titular.

As mudanças deixam o Santos próximo do estilo adotado por Guardiola no Barça. O treinador espanhol raramente exige concentração aos jogadores mesmo nas vésperas de partidas decisivas, e o time titular é constantemente modificado para dar descanso aos principais atletas.

 “Chegamos à conclusão que o excesso de jogos atrapalhou muito o time no ano passado. Nós vamos utilizar os jogadores com cautela. Os caras (titulares) estão lá (no CT Rei Pelé) treinando forte. Mas estamos conversando com eles e vou diminuir o número de concentração também. O jogador não precisa estar confinado para confiarmos nele”, destacou Muricy.

Em 2011, Muricy adotou a prática comum no Brasil de concentrar jogadores nas vésperas das partidas, ou até mesmo dois dias antes de duelos decisivos. Já Guardiola não tem esse costume.

“Ninguém passa um dia trancado em um hotel antes de ir ao trabalho. Queremos que a vida normal seja a mesma: se eles não descansarem, não se cuidarem, vão jogar pior e perder o emprego. Julgo os jogadores pelo trabalho e não pela vida particular. Não sou policial. Às dez da noite estou dormindo e não tenho vontade de controlar os jogadores. Por isso prefiro que estejam em casa coma família e não em um hotel trancados sem nada para fazer”, justificou Guardiola em entrevista ao site da Fifa, em dezembro.

O contraste entre os estilos de Muricy e Guardiola foi notório no Japão durante a disputa do Mundial de Clubes. O técnico santista trancou jogadores durante 13 dias nas cidades de Nagoya e Yokohama e permitiu passeios com horário estipulado para retorno ao hotel. Já o treinador do Barça chegou até a liberar os jogadores para madrugada longe do hotel e permitiu até que as esposas dos atletas frequentassem o ambiente.

A preparação dos titulares do Santos começou na semana passada logo com três dias de concentração no CT Rei Pelé. Agora, os jogadores já são dispensados após os treinamentos.

“Os jogadores estão treinando forte a parte física desde a semana passada. Eu sei que eles não gostam da pré-temporada, correr em caixa de areia, pular, e querem só jogar. Mas também sabem que é importante pela temporada desgastante que vai começar”, disse Muricy.