Topo

Paulista - 2019

Motivados por provocações, Botafogo-SP e Comercial-SP voltam a duelar na A-1

Do UOL, em São Paulo

28/01/2012 06h01

O clássico entre Botafogo-SP e Comercial-SP promete parar a cidade de Ribeirão Preto na noite deste sábado. Válido pela terceira rodada do Campeonato Paulista, o duelo volta a acontecer na elite do futebol estadual depois de 25 anos, e tem tudo para deixar com os nervos à flor da pele os torcedores que comparecerem ao estádio Santa Cruz.

PROVOCAÇÕES

Fora de campo, o clássico conhecido como Come-Fogo já começou. As provocações partiram do mandatário comercialino, Nelson Lacerda. “Eu acho que o Come-Fogo vai ser só Come-Come, porque pelo que eu vi do Botafogo lá [goleada por 4 a 0 no Morumbi], acho que vai ser Come-Come mesmo”, disse. Mas não demorou muito para Silvio Martins, presidente do Botafogo-SP, responder: “Falam muito. Até agora eu não vi o Comercial jogar. Jogaram duas e perderam as duas. Come-Come? Pelo o que eu vi nas primeiras rodadas vai ser Fogo-Fogo”.

Embalado por sua primeira vitória no Paulistão, o Botafogo-SP tenta quebrar um jejum de quatro anos sem vencer seu maior rival. Sua última vitória sobre o Comercial aconteceu em julho de 2008, no mesmo estádio Santa Cruz, placar de 1 a 0. Desde então, o Botafogo-SP virou freguês, e já acumula cinco jogos sem triunfos, sendo duas derrotas e três empates.

Para este duelo, o zagueiro Marquinhos, ex-Corinthians, foi liberado pelo DM e pode finalmente fazer sua estreia, ao contrário de Daniel Horst, que segue lesionado. Já o atacante André Dias, ex- Cruzeiro e Vasco, aguarda sua regularização e, caso seja liberado, deve ser a grande novidade do time de Lori Sandri.

“Claro que eu gostaria de jogar o clássico mesmo não estando nas minhas melhores condições. Se o Lori precisar eu estou à disposição”, avisou o experiente atacante. Mesmo tendo fama de ‘matador’, ele não quis prometer gols. “Não prometo gols. Gosto de trabalhar jogo a jogo, buscando o resultado para ajudar o time a vencer. Os gols são conseqüências”, garantiu.

O Comercial, por sua vez, iniciou o Campeonato Estadual com duas derrotas (para Linense e Paulista), e já figura na zona de rebaixamento, na 18ª colocação. Porém, o elenco e a diretoria estão confiantes de que a equipe comece a dar a volta por cima já neste sábado, no estádio do maior rival.

“Pedi ao torcedor que compareça ao Santa Cruz, que apóie o Comercial. Pode ter certeza que o Comercial vai dar essa reviravolta. Iniciamos o campeonato de uma forma não esperada, mas sábado o Comercial começa o Paulista para entrarmos no grupo e brigar pela vaga na Série D. Vamos apoiar o Comercial, mesmo que seja no estádio do adversário”, destacou o diretor de futebol Rogério Vieira.

Em relação ao time que entra em campo, a principal expectativa fica para a possível estreia do meia Thiago Galhardo, que foi emprestado pelo Botafogo-RJ e ainda aguarda a liberação de sua documentação junto à Federação Paulista de Futebol (FPF). Sem ainda estar 100% fisicamente, o zagueiro Fabão, ex-São Paulo, ainda deve ficar como opção no banco de reservas.

BOTAFOGO-SP X COMERCIAL-SP

Data: 28/01/2012 (sábado)
Horário: às 19h30 (horário de Brasília)
Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Auxiliares: Alberto Poletto Masseira e Alex Alexandrino

Botafogo-SP
Márcio; Thiago Ulisses, Cris (Marquinhos), Gustavo Bastos e Paulinho; Gil Baiano, Alex, Emerson e Camilo; Taubaté (Luís Ricardo) e Talles Cunha
Técnico: Lori Sandri

Comercial-SP
Alex Santana; Marcelo Ferreira, Marcel, Rafael Tavares e Rossato; André Bilinha, Vagner, Carlos Magno, Daniel Costa (Thiago Galhardo) e Romerito; Elionar Bombinha
Técnico: Márcio Fernandes