Topo

Paulista - 2019

Neymar pode virar o maior artilheiro do Santos pós Pelé contra 'vitima predileta' de gols

Neymar comemora um dos cinco gols marcados contra o Guarani pela Copa do Brasil  - Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Neymar comemora um dos cinco gols marcados contra o Guarani pela Copa do Brasil Imagem: Ricardo Nogueira/Folha Imagem

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/05/2012 10h00

A decisão do Campeonato Paulista entre Guarani e Santos neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Morumbi, pode marcar a quebra de mais um recorde histórico do atacante Neymar. Ao marcar três gols contra o São Paulo, o craque santista chegou a 102 gols pelo clube e está a dois tentos do posto de maior artilheiro do Santos após Era Pelé, ao lado de João Paulo e Serginho Chulapa, que lideram a lista com 104.

MAIS DE 2 GOLS DE NEYMAR EM UM JOGO

TIMEGOLS EM UMA PARTIDACOMPETIÇÕES EM 2012
Botafogo-SPTrês golsCampeonato Paulista
Ponte PretaDois golsCampeonato Paulista
GuaratinguetáTrês golsCampeonato Paulista
Internacional-RSTrês golsCopa Libertadores
São PauloTrês golsCampeonato Paulista

Para alcançar a marca, Neymar terá uma inspiração extra na decisão do Paulista. Isso porque, entre os 102 gols, o craque santista marcou seis contra o Guarani em apenas dois jogos, o que faz o time de Campinas liderar a lista em média de gols – três por jogo.

O adversário deste domingo ‘perdeu o posto’ do time que mais sofreu gols de Neymar para o São Paulo no último domingo. Com os três gols marcados na semifinal, a estrela santista chegou a oito tentos anotados contra o clube do Morumbi.

O desempenho de Neymar nesta temporada não deixa dúvidas que o santista pode alcançar a marca no primeiro jogo da final contra o Guarani, já que o craque marcou mais de dois gols em uma mesma partida em cinco oportunidades.

Em 2012, Neymar marcou o centésimo gol na careira no clássico contra o Palmeiras, no mesmo dia que completou 20 anos de idade. Na semana passada, o craque chegou à marca de 102 gols com a camisa santista em outro clássico – diante do São Paulo, pela semifinal do Paulista.

Humilde, mas sem deixar de ser ambicioso, Neymar faz questão de dividir recordes pessoais com os companheiros de time, e ressalta que a equipe santista não cansa de buscar mais títulos pelo clube – foram quatro em apenas dois anos. 

“É um momento maravilhoso que eu estou passando, estou muito feliz por poder fazer história a cada jogo, a cada dia e a cada campeonato, não só eu como todos os jogadores do elenco. Não só eu estou fazendo história, mas desde 2010, o grupo com Arouca, Dracena, Ganso, está fazendo história, mas queremos mais, mais vitórias, mais títulos, ganhar todos os campeonatos”, disse Neymar.

O camisa 11 também comemorou a maneira como foi marcado seu centésimo gol pelo Santos. Em cobrança de pênalti contra o São Paulo, o gol de Neymar não escapou das comparações com o milésimo gol de Pelé na carreira.

“Tem um amigo meu que falou isso (comparações com o milésimo gol de Pelé), também, que o meu (centésimo) precisaria ser de pênalti para todos pararem para ver. Não seio o que estou fazendo no futebol, mas alguma coisa grande estou fazendo”, concluiu.