Topo

Paulista - 2019

Bastidores da vitória santista: Juan com 'piriri', goleiro reserva tietado e fuga de Neymar

Lucas Tieppo e Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

07/05/2012 06h00

Nem só de louros e glórias é feita uma final de campeonato. Várias histórias que ocorrem antes, durante e depois de uma partida ajudam a contar e exemplificar uma decisão. E a vitória por 3 a 0 do Santos contra o Guarani não foge à esta regra.

A reportagem do UOL Esporte que compareceu no último domingo ao Morumbi selecionou 12 histórias que aconteceram ao longo do dia no estádio que ajudam a contar como foi, em detalhes, a vitória que deixou o time de Neymar e cia muito mais perto do título paulista.

JUAN COM INDISPOSIÇÃO ESTOMACAL

  • Divulgação/Santos FC

    O Santos entrou na partida contra o Guarani com mais de dez minutos de atraso por um motivo um tanto quanto inusitado: o lateral-esquerdo Juan sofreu indisposição estomacal, o famoso ‘piriri’. Mas ele se recuperou a tempo e não teve seu desempenho comprometido no duelo.

ATÉ O RESERVA VLADIMIR FOI TIETADO

  • Divulgação/Santos FC

    Alguns torcedores do Santos tiveram livre acesso aos jogadores no Morumbi. Até Vladimir, geralmente o terceiro goleiro, mas que foi o segundo por causa da contusão do titular Rafael, parou para atender aos fãs.

TUMULTO E FUGA DE NEYMAR DO MORUMBI

  • Leonardo Soares/UOL

    A saída de Neymar até o ônibus da delegação do Santos teve muito tumulto. Ávidos por uma palavra do destaque da primeira final, os profissionais de imprensa se acotovelaram. Uma repórter da TV Record reclamou de ter levado uma cotovelada de um cinegrafista de outra emissora. Tal confusão fez os seguranças mudarem de planos e instruírem Neymar a deixar o Morumbi no carro da Volkswagen, uma de suas patrocinadoras.

DOMINGOS VAI COM A FILHA NO VESTIÁRIO DO SANTOS

  • Leandro Moraes/UOL

    Depois de tentar parar o ataque do Santos, o zagueiro Domingos teve que comparecer ao vestiário do Peixe para atender a um pedido da sua filha, Clara. “Ela já tinha me cobrado que queria uma foto com o Neymar”.

GANDULAS MUSAS CHAMAM A ATENÇÃO

IBSON, RENTERIA E ADRIANO VOLTAM SEM O ÔNIBUS

  • Divulgação/Santos FC

    A volta da delegação do Santos contou com quatro ausências. Além de Neymar, Ibson (foto), Renteria e Adriano também não retornaram no Baleião. Vale lembrar que os atletas ganharam folga e só treinam na terça.

‘INVASÃO’ DA TORCIDA DO GUARANI

  • Leonardo Soares/UOL

    A torcida do Guarani não conseguiu comprar mais ingresso que os santistas para a final, mas os bugrinos lotaram a arquibancada vermelha do Morumbi em uma bonita festa, que só foi esfriada pelo 3 a 0 sofrido na partida.

SÃO PAULO CERCA O ESCUDO NO GRAMADO DO MORUMBI

  • Divulgação

    Temeroso com alguma comemoração exaltada de um dos jogadores de Santos e Guarani, o São Paulo decidiu colocar grades para impedir que algum atleta festejasse em cima do escudo do clube no gramado do Morumbi. Em 2002, o meia Diego, que na época atuava pelo Santos, subiu em cima do escudo ao vibrar com um gol contra o São Paulo, em ato que gerou polêmica com os são-paulinos.

NEYMAR DEMORA 13 MINUTOS PRA SAIR DO ÔNIBUS NA CHEGADA

  • Leonardo Soares/UOL

    A delegação santista chegou apenas às 15h, uma hora antes do início da partida. Mas demora mesmo pôde ser notada com Neymar, que ficou 13 minutos dentro do ônibus esperando o aval dos seguranças para sair.

TRÊS BASTIDORES CURTOS DO PRÉ E PÓS-JOGO

TORCEDORA SAI DE AMBULÂNCIA
Uma santista que estava na Torcida Jovem teve que sair de ambulância para o hospital mais próximo no Morumbi. Ela tinha um semblante apreensivo e respirava ofegante. Mas segundo os médicos que a trataram, o caso dela não era motivo de preocupação, e se tratava mais de um procedimento de rotina.
SEGURANÇAS TRABALHAM MUITO
Os seguranças do Santos tiveram muito trabalho para escoltar a saída dos jogadores para o ônibus da delegação. Os profissionais que trabalharam no Morumbi, porém, tiveram cuidados excessivos até com os menos famosos – o meia Felipe Anderson foi escoltado por dois até o Baleião, como é chamado o veículo que transporta os santistas.
CLIMA AMISTOSO, MAS FUNCIONARIA É ATINGIDA
Um clima amistoso entre as torcidas de Santos e Guarani pôde ser notado nas imediações do estádio do Morumbi antes do início da final. Apesar disso, uma funcionária da CET foi atingida por um paralelepípedo e teve que ser levada para o hospital.