Topo

Paulista - 2019

Santos pode celebrar centenário com título e conquistar tri paulista diante do Guarani

Neymar e Ganso podem conquistar o quinto título em menos de três anos pelo Santos -  AFP PHOTO/Yasuyoshi CHIBA
Neymar e Ganso podem conquistar o quinto título em menos de três anos pelo Santos Imagem: AFP PHOTO/Yasuyoshi CHIBA

Samir Carvalho e Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

13/05/2012 06h00

O Santos pode conquistar o tricampeonato paulista diante do Guarani neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Morumbi, e celebrar o centenário com título, façanha, por exemplo, não alcançada pelo seu arquirrival Corinthians na temporada 2010.

A lista de times do país com mais de 100 anos é extensa: os quatro grandes do Rio de Janeiro (Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense). Grêmio, Internacional, Náutico, Sport, Atlético-MG, Vitória, Ponte Preta, Corinthians, entre outros.

Flamengo, Botafogo, Grêmio, Corinthians e Sport, por exemplo, comemoraram os 100 anos de fundação “em branco”. Nada de título. Já Fluminense, Náutico, Inter e Vitória sagraram-se campeões regionais no ano do centenário. O Vasco é a exceção à sina de fracassos em centenários. O clube de São Januário conquistou em 1998 (aos 100 anos) a Copa Libertadores da América.

Para celebrar o centenário com título, o Santos pode até perder o jogo por dois gols de diferença, já que venceu a primeira partida por 3 a 0.

O técnico Muricy Ramalho tem apenas um desfalque para definir o time. O volante Adriano recebeu o terceiro cartão amarelo no primeiro jogo e cumpre suspensão. Com isso, Henrique, que vem atuando na lateral direita, volta à posição de origem, e Maranhão reaparece na equipe.

No restante, o time será o mesmo que jogou nas últimas rodadas do Paulista e da Libertadores. Elano e Alan Kardec continuam como titulares, enquanto Ibson e Borges seguem no banco de reservas.

O Guarani, por sua vez, sabe que vai a campo com ‘chances mínimas’ – palavras do próprio Vadão – de reverter o placar do jogo de ida e buscar o inédito título estadual. Mesmo assim, o elenco bugrino usa como exemplo os diversos obstáculos alcançados durante a competição para mostrar que ainda pode – e deve – sonhar com a conquista.

“A nossa motivação é muito simples: nós motivamos essa equipe desde o princípio para resgatar a imagem do Guarani, classificar ente os oito, cumprir as mini-metas. Não podemos nos últimos 90 minutos, quando ainda há uma possibilidade, embora seja muito pequena, nos desmotivarmos”, disse o técnico Vadão.

Depois de não poder contar com Fumagalli, Wellington Monteiro e Oziel no jogo de ida, o treinador bugrino terá - além destes desfalques - mais um problema para escalar a equipe. Um dos principais destaques do Guarani no torneio e desejo do próprio Santos para a sequência da temporada, o zagueiro Neto - que deixou o campo do Morumbi ainda na etapa inicial da primeira final por conta de uma lesão na coxa - não se recuperou e será substituído por André Leone.

FICHA TÉCNICA: SANTOS X GUARANI

Data: 13/05/2012
Horário: às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Transmissão na TV: Globo, Band e SporTV
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Vicente Romano Neto (SP)

SANTOS
Rafael; Maranhão, Edu Dracena, Durval, Juan; Henrique, Arouca, Elano e Ganso; Neymar e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho

GUARANI
Emerson; Bruno Peres, Domingos, André Leone, Bruno Recife; Ewerton Páscoa, Fábio Bahia, Danilo Sacramento, Medina (Bruno Neves); Fabinho e Bruno Mendes. Técnico: Vadão